Helder coloca o Pará em Destaque na mídia nacional.

O governador Helder Barbalho deu duas entrevistas em veículos de relevância nacional entre ontem e hoje. Na Globonews falou no Programa Especial de Domingo com a jornalista Leila Sterenberg. Nesta segunda de manhã deu uma entrevista ao CNN Novo Dia, com os jornalistas Rafael Colombo e Muriel Porfiro. Participou também a analista política Basília Rodrigues. Em ambos o tema principal foi a liderança do Pará na participação da COP 27, que ocorre no Egito.


Helder está a caminho da Conferência e conseguiu costurar como pauta central da participação do Consórcio da Amazônia a regulamentação do artigo 6º do Acordo de Paris, que versa sobre a venda de compensação ambiental. Em resumo, os grandes poluidores do mundo pagarem aos fazendeiros do Pará, por exemplo, para manter a Floresta em Pé. Isso numa fazenda que ainda pode ser legalmente desmatada – que é o o caso da maioria dos produtores do Estado.

Este mercado, chamado de “serviços ambientais” é uma grande aposta para geração de emprego e renda na Amazônia. O convite de Helder para a participação de Lula na COP 27 tem este condão. Chegou a hora dos países ricos pararem de conversa fiada e começarem a coçar o bolso.