Helder e Beto Faro entregam certificados para alunos do Programa Qualifica Pará em Castanhal.

Transformação pelo conhecimento. É assim que a turma de pintor de obras se apresentou na manhã desta quinta-feira, (02), durante certificação do programa Qualifica Pará no município de Castanhal. O ato contou com a presença do governador Helder Barbalho e do deputado federal e pré-candidato ao senado Beto Faro e demais autoridades, e contemplou uma turma de 20 alunos, que através da pintura transformaram a fachada de um prédio da cidade.

Com o intuito de impulsionar a inserção e reinserção no mercado de trabalho, o programa “Qualifica Pará” conta com um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado. 45 tipos de cursos integram a iniciativa que atenderá em sua primeira etapa, aproximadamente 30 mil pessoas residentes nos 144 municípios paraenses. A coordenação está sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

“Alegria muito grande em voltar aqui mais uma vez. Tivemos há poucos dias aqui em Castanhal onde entregamos benefícios e assinamos convênios de obras e infraestrutura para o município. Hoje, eu registro os meus parabéns aos alunos do Qualifica Pará que estão recebendo os seus certificados. Muita gente perdeu emprego, perdeu renda durante a pandemia e nós precisamos, com qualificação profissional, fazer com que vocês possam andar com as próprias pernas, para então dar continuidade nos seus trabalhos a partir do talento de cada um”, reforçou o chefe do executivo.

Além da capacitação, o programa ainda prevê um microcrédito voltado aos educandos a fim de contribuir na compra de equipamentos e na estruturação do primeiro negócio. O valor do crédito gira entre R$ 500 a R$ 5 mil, e está sob gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará).

Desde o seu lançamento, em março deste ano, o Qualifica Pará já atendeu mais de 6mil pessoas em 102 municípios. O Governo do Estado tem ofertado qualificação profissional em diversas regiões do estado, gerando emprego e renda à população.

Informações Agência Pará