Sávio Barbosa - Igeprev registra melhor índice de concessão de benefícios dos últimos seis anos.

Categorias

Mais Lidas

Igeprev registra melhor índice de concessão de benefícios dos últimos seis anos.

O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) segue mantendo altos índices de produtividade, no quesito concessões de benefícios: as concessões de aposentadorias e pensões nos primeiros semestres do biênio 2021-2022 já superam os resultados dos primeiros semestres nos biênios 2017-2018 e 2019-2020.

No primeiro semestre de 2021 e no mesmo período em 2022, a autarquia previdenciária do Pará concedeu 3.542 aposentadorias e 2.410 pensões; nos primeiros seis meses de 2017 e de 2018, foram 2.125 aposentadorias e 975 pensões; ao final do primeiro semestre em 2019 e 2020, foram registradas 2.663 novas aposentadorias e 1.814 novas pensões.

O regime próprio de previdência do Pará conta com 39.447 servidores aposentados e 12.075 pensionistas – de acordo com a folha de pagamentos do órgão, atualizada no dia 19 de maio e publicada no Portal da Transparência do Pará.

Gestão premiada

O Igeprev se prepara para obter, ao final de 2022, a certificação Nível III no Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão RPPS), desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Para isso, o Instituto vem mapeando seus processos e atividades relativos a seis áreas obrigatórias: Arrecadação, Benefícios (concessão e revisão de aposentadorias e pensões e gestão da folha de pagamento), Compensação Previdenciária, Investimentos, Tecnologia da Informação e Jurídica.

“O objetivo do Instituto é melhorar os procedimentos e manter a homogeneidade dos processos de análise e concessão de benefícios. Todos os colaboradores diretamente envolvidos na atividade-fim da instituição estão conscientes da importância de manter a disciplina associada ao desenvolvimento de suas funções, que abrangem não apenas a fria análise de processos, mas o cuidado com o ser humano e com o bom uso dos recursos públicos”, pontua o presidente do Igeprev, Giussepp Mendes.

Na última sexta-feira (10), o Igeprev recebeu o certificado de 4° lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária, na categoria Estados da Federação. A premiação foi entregue a servidores do órgão durante o 55º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), em Fortaleza.

Interiorização

Na próxima quarta-feira (15), o Igeprev vai inaugurar sua agência em Capanema. Será a quinta agência entregue no interior em seis meses. Em abril, o Instituto abriu as agências em Abaetetuba, Altamira e Santarém. Em dezembro de 2021, foi inaugurada a unidade de Castanhal.

Fale com o Igeprev

O Instituto disponibiliza atendimento agendado pelo site igeprev.pa.gov.br, além de dois números de call center: (91) 3182-3500 (que também funciona como WhatsApp) e (91) 3217-7037.

Informações Agência Pará | Fotos: Alex Ribeiro