Igor Normando reúne moradores de ilhas em Cotijuba para ouvir suas necessidades.

O pré-candidato à prefeitura de Belém, Igor Normando, esteve na Ilha de Cotijuba em mais uma plenária do “Muda Belém”. Desta vez com o tema “Ilhas, habitação e meio ambiente”, o evento reuniu moradores da ilha de Mosqueiro, Outeiro e do arquipélago de Cotijuba. Igor deu vez aos moradores para que falassem abertamente sobre suas dificuldades. Foi possível identificar a necessidade de se investir em capacitação para aqueles que vivem exclusivamente do açaí e passam por dificuldades financeiras fora da safra devido a falta de conhecimento técnico. 

Outros problemas citados foram a falta de pavimentação, coleta de lixo, esgotamento sanitário, saúde e educação precárias. Adevilson Pinto, líder comunitário de Cotijuba mais conhecido como “Mocinho”, falou sobre os problemas que mais incomodam os moradores: “O que interessa pra nós é a falta de saneamento e a falta de pavimentação. Só temos 12 km pavimentados na ilha toda e com saneamento e bloqueamento você reduz também os problemas de saúde.” disse Mocinho. Sobre a saúde, também foi citada a falta de UPAs e UBSs dentro dos limites das ilhas, sendo a ilha do Combu a única que possui uma Unidade Básica de Saúde, enquanto as 19 ilhas habitadas dividem 5 UMSs no total.

A profissionalização também é um problema. Dificuldades desde o acesso à educação infantil até escolas técnicas. O custo do transporte, material e alimentação são altos, e a falta de oportunidade causa evasão escolar.  A COP 30 também é uma preocupação dos moradores, que ainda não possuem sistema de coleta seletiva, acessibilidade no trapiche, transporte público seguro ou um mercado municipal.

Depois de ouvir os moradores, Igor apresentou suas propostas: “Cotijuba nunca avançou como deveria avançar. É fundamental que a gente escute a realidade, mas também precisamos oferecer soluções realistas. É assim que vamos fazer Belém avançar no ritmo do Pará. O Governo do Estado não é o mais bem avaliado atoa. O trabalho foi construído com uma única promessa: presença. Temos mais de 40 mil habitantes vivendo nas 39 ilhas, e quem tá escutando essa população?” disse Igor.

O pré-candidato falou do potencial portuário para escoar a produção, com bioeconomia e investimento na capacitação dos moradores das ilhas, tomando como exemplo seu trabalho realizado nas Usinas da Paz. “Quero levar para nossa cidade a experiência que eu tive na Usina da Paz. Um espaço que gere educação, profissionalização, saúde, lazer, esporte.” disse Igor.