Com a primeira semana do horário eleitoral gratuito, a pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Acertar, com dados coletados entre os dias 02 a 06 de setembro de 2024, a campanha pela Prefeitura de Belém mostra crescimento da candidatura de Igor Normando (MDB) na intenção de voto espontâneo dos eleitores, subindo de 10% para 23% na preferência.
O segundo colocado, Éder Mauro (PL) foi de 10% para 14%, enquanto o terceiro colocado, o atual prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), subiu 2 pontos, indo de 6% para 8% na intenção de voto.
No voto estimulado – quando é apresentado o nome dos candidatos – Normando subiu 10 pontos percentuais, partindo de 22% para 32%. Éder Mauro caiu -2 pontos (de 23 para 21%), e Edmilson subiu um ponto (de 12 para 13%). A pesquisa foi contratada pelo Jornal Diário do Pará.
Dois candidatos apresentaram crescimento na pesquisa de voto espontâneo: Jefferson Lima subiu de 2% para 4% e Thiago Araújo de 2% para 3%. O Delegado Eguchi manteve a intenção com 1% e a porcentagem de eleitores que não sabem ou não responderam caiu de 59% para 40%. Na estimulada, Jefferson Lima caiu 3 pontos percentuais, Thiago Araújo e Delegado Eguchi caíram 1 ponto percentual.
A análise dos votos válidos, aquele conferido a um candidato, ou seja, excluindo os votos brancos e nulos, e que são contabilizados para o resultado final da eleição pelo Tribunal Superior Eleitoral, a 2ª rodada da pesquisa do Instituto Acertar aponta 38% para Normando, 24% para Mauro, 15% para Rodrigues, 10% para Jefferson Lima, 8% para Thiago Araújo e 3% para Eguchi.
VEJA ABAIXO:
CENÁRIO 2º TURNO
O Instituto Acertar também avaliou a intenção de votos para uma disputa em 2º turno. No cenário de uma disputa entre Igor Normando e Edmilson Rodrigues, o candidato do MDB venceria a eleição para a Prefeitura de Belém com uma diferença de 42 pontos percentuais, sendo eleito com 61% dos votos contra 18% do atual prefeito.
Se o cenário do 2º turno mostrar uma disputa entre Igor Normando e o candidato do PL, o resultado seria de 57% dos votos para o candidato do MDB e 29 pontos percentuais para Éder Mauro.
O Instituto Acertar também fez uma simulação sobre uma hipotética disputa entre Mauro e o candidato do Psol no segundo turno, com o candidato do PL vencendo as eleições com uma diferença de apenas 12 pontos percentuais.
CONFIRA!
REJEIÇÃO
Igor Normando mantém a menor porcentagem de rejeição (quando o eleitor responde que não votaria de jeito nenhum), com 17% contra 66% de Edmilson, 45% de Éder Mauro e de Eguchi, 29% de Ítalo Abati, 39% de Jefferson Lima, 27% de Raquel Bricio. 26% de Thiago Araújo e 22% de Well.
O Instituto Acertar também fez uma avaliação sobre a satisfação junto à opinião pública da gestão do atual prefeito Edmilson Rodrigues, após 3 anos e 8 meses de mandato. Ele obteve 74% de avaliação negativa, sendo que 52% dos entrevistados consideraram a gestão “péssima”. Somente 20% avaliaram a gestão de Rodrigues “positiva”.
Já o governador do Pará, Helder Barbalho, teve sua gestão avaliada como positiva por 82% dos entrevistados. Uma fatia de 5% avaliou o governo como “péssimo”. A gestão do presidente Lula foi avaliada positivamente por 55% dos entrevistados na capital e teve sua gestão negativada por 40%.
A pesquisa Acertar foi registrada junto ao TSE e TRE/PA, em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, da Resolução nº 23.600/2019, do art. 7º da Resolução TSE nº 23.364/2012, assim como das demais resoluções que disciplinam os procedimentos relativos ao registro e à divulgação de pesquisas de opinião pública, realizadas para conhecimento público, relativas às eleições ou aos candidatos.
A pesquisa foi registrada com o número de registro da pesquisa: PA05591/2024. A margem de erro é de 3,5% sobre os resultados gerais da pesquisa. O nível de confiança é de 95,0%. Foram realizadas 840 entrevistas. A pesquisa foi contratada pelo DIARIOS DO PARA LTDA.
Informações: DOL