Investimentos no Sistema de Segurança Pública do Pará refletem na queda da criminalidade.

Renovação total da frota da PM e aquisição de equipamentos tecnológicos são algumas das ações prioritárias da atual gestão

Com o objetivo de reduzir, cada vez mais, os índices de criminalidade no Pará, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), investe, desde o início da atual gestão, em equipamentos, aparelhamentos e novas viaturas para o Sistema de Segurança Pública do Pará. Logo no primeiro dia de 2021, o Estado apresentou redução de 60% em crimes letais e intencionais, em comparação ao 1º dia de 2020.

A política de reestruturação e modernização das instituições da segurança estadual é, segundo o secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal, André Costa, essencial para alcançar esses resultados positivos. “O ano de 2020 foi desafiador pra nós. Estávamos concorrendo com o primeiro ano da nossa gestão, onde já tínhamos uma redução muito grande da criminalidade, por isso, era necessário reinventar, fazer novos investimentos e diferenciar o trabalho, para conseguir continuar reduzindo os índices”, explica.

O secretário adjunto afirma que investimentos, como o aumento e renovação da frota de viaturas das Polícias Militar e Civil, as aquisições da área da inteligência, entre eles, equipamentos de software modernos para as unidades da PM, PC, Seac, Bombeiros e Detran, além do trabalho integrado dos órgãos são importantes aliados para reduzir a ocorrência de crimes.

“Todas as ferramentas que adquirimos, tanto na área da inteligência como para a atuação operacional, trabalham em conjunto e integradas. Isso produz conhecimento muito mais rápido e favorece que a elaboração do plano operacional possa ter resultados muito mais eficientes. Tudo para que a gente consiga dar continuidade na redução da criminalidade no Estado”, assegura.

No primeiro dia de 2021 também foi registrada redução nos casos de homicídio e roubo em geral. Em 2020, no primeiro dia do ano, foram computados 24 casos de homicídio, enquanto em 2021 foram registradas oito ocorrências, o que representa uma queda de 67%. Quanto ao roubo em geral, os dados apontaram uma diminuição de 84% em comparação a 2020, quando foram registrados 197 roubos. Em 2021, foram computados 31 casos em todo o Estado.

Nova frota da PM é formada por 1.154 viaturas do tipo Hilux e Duster

Pela primeira vez na história da Polícia Militar do Pará, a corporação teve sua frota totalmente renovada com caminhonetes, que garantem maior segurança aos agentes, mais resistência e agilidade nas operações. São 1.154 viaturas do tipo Hilux e Duster, em substituição aos 899 Palio Weekend, Logan e Amarok utilizados nas ações policiais. Também foram entregues mais 418 viaturas para a Região Metropolitana de Belém. 

Em dezembro de 2020, foram entregues os primeiros veículos blindados para o combate à criminalidade no Pará. Uma lancha blindada também foi entregue para assegurar a eficiência do trabalho dos agentes de segurança pública pelas águas do Estado. O investimento total na construção da embarcação foi de mais de R$ 2 milhões do tesouro estadual.

Governo também adquiriu veículos blindados e câmeras mais modernas de videomonitoramento

A modernização de equipamentos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Pará é um dos investimentos prioritários da atual gestão. Em novembro de 2020, a Segup instalou 350 novas câmeras de videomonitoramento e módulo de análise forense, em substituição às câmeras que operam na Região Metropolitana de Belém e em mais oito municípios paraenses. Algumas delas fazem reconhecimento facial e leitura de placas veiculares. 

Em dezembro de 2020, o governo do Estado entregou também 1.637 equipamentos de comunicação, sendo 1.018 microcomputadores, 500 rádios portáteis digitais e 119 rádios móveis digitais, além do serviço de atualização e interligação do sistema de radiocomunicação digital APCO 25.

Outro importante avanço foi a implantação do Sinesp-Cad, que oferece um moderno sistema sofisticado para atendimento de ocorrências de urgência e emergência. Quem precisar ligar para o Centro Integrado de Operações (Ciop) – 190 – e para o Corpo de Bombeiros (193) será atendido com a nova tecnologia.

Informações Agência Pará