Saiu mais uma pesquisa eleitoral no município de Canaã dos Carajás, nesta segunda-feira (19) que foi encomendada pelo Instituto Instituto Vox Populi. Onde mostra, a candidata do MDB à prefeitura, Josemira Gadelha, bem à frente do segundo colocado, Jean Carlos, do Podemos. Segundo a pesquisa, Josemira está com 41% das intenções de voto contra 27% do segundo colocado, no cenário estimulado.
VOTO ESTIMULADO:
Já no cenário espontâneo, quando o entrevistado afirma em quem votar sem que lhe seja mostrado nenhum nome, Josemira aparece com 35% contra 24% de Jean Carlos.
VOTO ESPONTÂNEA:
A pesquisa do Vox Populi, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PA-08251/2020, entrevistou 400 pessoas entre os dias 13 e 16 de outubro, em todos os bairros de Canaã dos Carajás. O nível de confiança é de 95%. O levantamento mostra uma tendência já apontada em pesquisas anteriores: de ascensão de Josemira Gadelha e queda de Jean Carlos.
O candidato mais rejeitado é Jean Carlos com 21% seguido de Josemira Gadelha com apenas 11%. Jean vem despencando nas pesquisas locais, devido a operação do GAECO em sua casa mês passado onde integrantes do Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado, onde investigam a sua participação em uma organização criminiosa instalada na Câmara Municipal da cidade à época em que ele era presidente.
A notícia caiu como uma bomba sobre os moradores de Canaã dos Carajás e seus efeitos já podem estar refletindo nas últimas pesquisas eleitorais. De acordo com o inquérito instaurado pela Justiça paraense, os desvios passam de R$ 7 milhões no período em que Jean Carlos era presidente da Câmara de Vereadores. Ele responde, inclusive, a cinco crimes na Justiça, incluindo Formação de Quadrilha, Licitação Fraudulenta e Lavagem de Dinheiro.