Sávio Barbosa - Mais de 20 mil sacolas serão distribuídas nas praias pela Susipe.

Categorias

Mais Lidas

Mais de 20 mil sacolas serão distribuídas nas praias pela Susipe.

Vinte mil famílias serão conscientizadas sobre a importância da limpeza das praias neste fim de semana. Os internos do regime semiaberto, que apresentam bom comportamento e estão cadastrados no projeto “Conquistando a Liberadade”, estarão simultaneamente em Salinas, Mosqueiro, Outeiro e Bragança distribuindo sacolas para descarte correto do lixo produzido pelos veranistas. Serão distribuídas 20 mil sacolas.

As ações do projeto “Verão é pra viver. Com dignidade por todo Pará” são uma forma de promover a ressocialização dos internos para a sociedade e mostrar o trabalho de reinserção social desenvolvido pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). No “Reeducar – essa é a nossa praia”, os reeducandos do projeto “Conquistando a Liberdade” vão realizar limpeza das praias do estado, distribuir sacolas de lixo para os veranistas, além de conscientizar os banhistas sobre a importância da limpeza do local, sempre aos sábados, domingos e segundas de julho.

Com as ações deste fim de semana, já serão 80 mil pessoas orientadas. De acordo com o diretor de Reinserção Social da Susipe, Ed Wilson Nascimento, o projeto tem o papel de realizar educação ambiental nas praias do Estado do Pará, objetivando minimizar os efeitos da poluição de resíduos sólidos nas praias e balneários.

”Além da conscientização, é trabalhada a ressocialização dos internos que estarão nas praias remindo pena pelo trabalho, construindo uma nova base de convivência com a sociedade, passando a ter uma visão de cidadania e de construção de novos vínculos sociais. Será uma experiência única para os internos que vão experimentar a ressocialização em bases de prestação de serviços à sociedade”, explica Ed Wilson Nascimento.

No segundo fim de semana do verão (6 a 8 de julho), correspondente ao primeiro dia de ação do projeto, os internos distribuíram 8 mil sacolas plásticas biodebragáveis, orientaram os veranistas com relação ao lixo e limparam as praias de Mosqueiro, Outeiro, Bragança e Salinas. No terceiro final de semana (13 a 15 de julho), os internos do projeto “Conquistando a Liberdade” distribuíram 10 mil sacolas biodegradáveis e recolheram mais de uma tonelada de lixo das quatro praias. Na ação, os reeducandos também orientaram mais de 16 mil veranistas sobre os impactos ambientais que o lixo provoca. Foram quase 50 horas de permanência nas praias e mais de 35 KM percorridos.

Serviço

Ação: projeto “Verão é pra viver. Com dignidade por todo Pará”
Local: Praias de Mosqueiro, Bragança, Outeiro e Salinas
Data: 20 a 22 e 27 a 29 de julho de 2019
Horário: 8h às 12h

Fonte: Ascom/ Susipe