Na manhã desta terça-feira (28), um grupo de professores manifestantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) e do PSOL invadiu o prédio da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), em Belém. Durante a ação, a porta de entrada e uma parede de vidro do local foram quebradas, gerando tumulto e prejuízos ao patrimônio público.
Aliado do ex-prefeito desastroso de Belém, Edmilson Rodrigues, coordenador do Sintepp e liderança do PSOL, Beto Andrade, foi flagrado em vídeo liderando o ato e empurrando servidores públicos que faziam a segurança do local. Após a entrada de Andrade, o restante do grupo tentou seguir pelo acesso principal, culminando na depredação da estrutura. Um verdadeiro ato de vandalismo.
![](https://saviobarbosa.com.br/wp-content/uploads/2025/01/7ca5d484-6631-48bc-bdc6-ae8adea23b2b-1-1170x694.jpg)
Este é o segundo episódio recente envolvendo Beto Andrade em ações de invasão a prédios públicos. Anteriormente, ele mobilizou a ocupação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), onde também foram registradas imagens de violência e danos ao patrimônio público.
A ação violenta, além de colocar em risco a integridade dos servidores que estavam no local, levanta questões sobre o uso de manifestações como ferramenta para promover interesses políticos por parte de Andrade.
A Secretaria de Fazenda ainda não divulgou um balanço oficial dos danos, mas medidas judiciais podem ser tomadas para responsabilizar os envolvidos na depredação.
VEJA O VÍDEO: