Marituba celebra 26 anos de fundação com oferta de serviços à população.

Para celebrar o 26º aniversário de fundação da cidade de Marituba, a Prefeitura Municipal promoveu na última terça-feira, 22, uma série de ações voltadas à população que prestigiou o evento na Praça Matriz. O bolo de 26 metros foi cortado após os parabéns e a queima de fogos em homenagem a uma das cidades que mais crescem na Região Metropolitana de Belém. O primeiro pedaço do bolo foi entregue pelo prefeito, Mário Filho, a uma criança que fazia aniversário na mesma data. O garoto foi considerado filho de Marituba.

Durante a celebração, Mário Filho parabenizou todos os moradores da cidade e disse que Marituba é uma cidade jovem, que prosperou, cresceu e se tornou respeitada. “Quero parabenizar os 26 anos do nosso povo que é formado por pessoas amadas, boas e trabalhadoras”, disse ele. Mário Filho também aproveitou para passear pelos estandes das secretarias e cumprimentar todos os presentes, além de distribuir pipocas, algodão doce e balões à criançada.

Além das atrações locais e apresentações para comemorar o feriado municipal, a Prefeitura de Marituba levou vários serviços à população por meio da integração das secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), de Saúde (Sesau), de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Sedap) e de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter).

Serviços à população

A Sedap colocou em exposição para venda as produções de 12 famílias dos agricultores familiares, entre plantas ornamentais e medicinais, hortaliças, comidas típicas e tucupis, atraindo a visitação de cerca de 300 pessoas.

A procura maior foi pelos serviços ofertados à saúde. Segundo a Sesau, foram atendidas quase 500 pessoas que aproveitaram para se vacinar contra sarampo, caxumba e rubéola e fazer exames de ultrassonografia. Também foram realizados triagens com enfermeiros, consultas médicas com o clínico geral, testes rápidos para HIV e sífilis e testagem para hepatite B e C.

A Semads também disponibilizou equipes para os interessados em participar dos projetos sociais disponíveis no município, gerando mais de 20 atendimentos e 20 pessoas inclusas no Cadastro Único. Além disso, foram emitidos documentos de identidade e carteiras de trabalho por meio da Sedeter.

“O evento foi completo. Houve oferta de serviços de utilidade pública, entretenimento saudável, atividades físicas, além de queima de fogos, apresentações de bandas infantis e aeróbica. A programação foi planejada para atender todos os gostos”, avaliou a titular da Secel, Franciane Abreu.

Marituba foi fundada em 1994, criada pela Lei Estadual nº 5.857 de 22 de setembro de 1994, sancionada pelo Governador Carlos Santos, quando foi desmembrada da cidade de Benevides.

Informações Comus/ Marituba | Fotos: Fernando Nobre