O ministro do Turismo do Brasil , Celso Sabino, está à frente da área que recebeu a melhor avaliação popular do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com pesquisa do Instituto AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, o setor de turismo, cultura e eventos foi apontado por 49% dos entrevistados como o que apresenta os resultados mais positivos da atual gestão.
A pesquisa ouviu mais de 4,6 mil pessoas entre os dias 20 e 24 de março. Os dados coincidem com o desempenho expressivo do setor sob a liderança de Celso Sabino, que vem acumulando recordes desde 2023.
Só nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, o Brasil recebeu mais de 2,8 milhões de visitantes estrangeiros — um aumento de 57% em relação ao mesmo período do ano passado. Os gastos desses turistas movimentaram 1,6 bilhão de dólares na economia nacional, o maior valor desde 1970.
Para Celso Sabino, os números refletem os esforços integrados do governo federal e mostram como o turismo pode transformar a realidade do país. “Nunca antes estrangeiros vieram ao Brasil e gastaram tantos dólares. Isso movimenta nossa economia, gera emprego e renda. O ano de 2024 já é marcado por superações e recordes. Muitos motivos pra comemorar por todo o Brasil, pra alegria de quem faz o turismo no nosso país”, afirmou o ministro.

Em 2023, o Brasil já havia recebido 6,7 milhões de turistas internacionais, que deixaram 7,3 bilhões de dólares nos destinos brasileiros. Foi o melhor desempenho desde a Copa do Mundo de 2014.
O setor comandado por Celso Sabino também tem papel decisivo na geração de empregos. Mais de 405 mil postos de trabalho formais foram criados no turismo, contribuindo para a inclusão social e o crescimento econômico em diversas regiões do país.