Sávio Barbosa - Moro visita o Pará e comemora os primeiros resultados positivos do "Em frente Brasil".

Categorias

Mais Lidas

Moro visita o Pará e comemora os primeiros resultados positivos do “Em frente Brasil”.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, esteve em Belém, para visitar in loco, os primeiros resultados do programa Em Frente Brasil, implantado no município de Ananindeua, que visa a redução dos crimes violentos. 

Sérgio Moro se reuniu logo pela manhã, com o governador Helder Barbalho e com o prefeito de Ananindeua Manoel Pioneiro  em uma reunião de força tarefa. Nenhum homicídio foi registrado no município de Ananindeua neste mês de outubro e, de 30 de agosto, até então, período em que o projeto-piloto “Em Frente Brasil” atua no município da região metropolitana de Belém, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) reduziram em 53% se comparados ao mesmo período do ano anterior. Esses e outros dados foram apresentados, ao ministro  da Justiça, Sérgio Moro, que esteve na capital paraense acompanhado do Secretário Nacional de Segurança Pública, General Guilherme Theophilo.

Neste mesmo recorte, foi apontada ainda uma redução de 60% nos casos específicos de homicídios. Entre os bairros que compõem as áreas integradas operacionais estão: Curuçambá, Distrito Industrial, Icuí-Guajará, Paar, 40 Horas, Aurá, entre outros. Os dados são da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

Ministro Sérgio Moro faz visita técnica em Complexo Penitenciário de Americano.

Pela tarde o governador do estado Helder Barbalho, acompanhou o ministro da Justiça e segurança pública, Sérgio Moro, em uma visita técnica no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel.
A agenda iniciou com a apresentação dos agentes que atuam na Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (Ftip) do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) nas unidades prisionais do Pará. O trabalho do grupo iniciou em agosto e ainda está em andamento. O chefe do Executivo estadual agradeceu a colaboração da Ftip e falou da parceria entre os governos estadual e federal para garantir a segurança e a ordem nos presídios.

O ministro Sérgio Moro destacou o trabalho diferenciado nos locais em que a Ftip está presente no país e fez uma relação do reflexo da redução da criminalidade fora dos presídios com a atuação dos agentes, em parceria com as forças da segurança pública do Pará.
 “Nós viemos aqui com muita satisfação conhecer o trabalho e prestigiar, porque esse trabalho é difícil e a gente conhece o profissionalismo dos agentes penitenciários da Força-Tarefa. Então, entramos numa área desativada, no CRPP2, e pudemos comprovar a qualidade do trabalho realizado, que tem refletido, entre outras causas, para uma redução significativa da criminalidade no estado do Pará”, ressaltou o ministro.

Força-Tarefa – 140 agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária continuam a atuação nas unidades prisionais do Estado. O trabalho do grupo iniciou em agosto deve se estender por pelo menos mais 30 dias – prazo este que pode ser prorrogado.

Metas são reforçadas com visita do ministro da Justiça e Segurança.

Dando prosseguimento na agenda de compromissos da visita do ministro Sérgio Moro no Pará, ele fez uma visita ao Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp), no município de Marituba. A reunião de encontro foi para alinhar as metas do projeto “Em frente Brasil” e ressaltar a importância da atuação de toda a corporação no combate à criminalidade. Para Sérgio Moro, os números do Pará mostram o resultado de uma ampla ação nacional de segurança. “Não queremos reagir à crise de segurança. Nós queremos prevenir a sua ocorrência, vamos buscar a redução de criminalidade”, reafirmou o ministro, que divulgou a queda no número de homicídios em Ananindeua, município que recebe o “Em Frente Brasil”.

Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, o legado do “Em frente, Brasil”, projeto federal de sua autoria voltado à redução dos índices de criminalidade violenta, é o reforço da importância e da necessidade de haver integração entre os poderes – e os resultados positivos já obtidos em Ananindeua, um dos cinco municípios brasileiros incluídos no projeto piloto, reforçam essa máxima.
Pra finalizar a agenda Moro esteve no município de Ananindeua, na Escola Maria de Nazaré, no bairro do Icuí-Guajará, para conhecer parte do Programa Territórios Pela Paz, que tem atuado para diminuir a vulnerabilidade social e a violência.