Operação da PF combate fraudes em licitações na gestão de Claudomiro Gomes em Altamira.

A Polícia Federal (PF) cumpriu 4 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), no âmbito da operação Optimus. O objetivo é avançar na investigação dos crimes de fraude em licitações na Prefeitura de Altamira, gestão do prefeito Claudomiro Gomes (PSB).

O esquema envolvia compra de peças e contratação de serviços para manutenção preventiva e corretiva da frota de veículos das secretarias municipais de Altamira. Em 2021 e 2022, período investigado, o prejuízo ao erário público pode ter sido de até R$ 5 milhões.

Vinte e oito policiais federais foram mobilizados para realizar as buscas em 8 alvos diferentes, todos particulares, na zona urbana de Altamira. Foram apreendidos aparelhos eletrônicos e documentos, que serão usados para auxiliar no esclarecimento dos fatos.

Agente da PF que participou da operação deflagrada hoje em Altamira

Os 8 investigados foram intimados para depoimento na sede da Polícia Federal em Altamira, ainda nesta terça-feira. Até o momento, não houve prisões.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, lavagem de capitais, além de corrupção ativa e passiva, com penas superiores a 20 anos de reclusão.

Busca e apreensão na casa de um dos suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção

O nome da operação se refere ao Optimus Prime, um personagem da franquia de filme Transformers que se transforma de veículo em um robô humanoide. A referência é porque o valor pago pelas peças na licitação era desviado para finalidades ilegais.

Informações: Comunicação da Polícia Federal