Organizações repudiam candidatura do advogado Eduardo Imbiriba à presidência da OAB, defensor dos assassinos de Dorothy Stang.

Dezenove organizações da sociedade civil paraense publicaram uma nota de repúdio à candidatura do advogado Eduardo Imbiriba à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Estado do Pará. Imbiriba encabeça a chapa “OAB Sempre à Frente”. De acordo com a nota, a candidatura “fere todos os princípios que defendemos, as leis pelas quais lutamos, a humanidade por que tanto batalhamos”. Assinam a nota que circula nas redes sociais o Comitê Dorothy Stang, as Irmãs de Notre Dame de Namur, o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra, o Centro Alternativo de Cultura, a Comissão Pastoral da Terra e a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos. A eleição para a OAB do Pará será no dia 18 de novembro. Duas chapas estão na disputa.

NOTA DE REPÚDIO À CANDIDATURA DE EDUARDO IMBIRIBA À PRESIDÊNCIA DA OAB/PA

O Comitê Dorothy, as entidades abaixo assinadas, ligadas à luta em defesa dos direitos humanos, repudiam publicamente a candidatura do Sr. Eduardo Imbiriba ao cargo de presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB PA).
A sociedade paraense, a comunidade dos direitos humanos no Brasil e o mundo inteiro tomaram conhecimento da postura inescrupulosa deste advogado durante o julgamento dos assassinos e do intermediário da execução de Dororhy Stang, missionária covardemente assassinada aos 73 anos em Anapu.


As cenas de deboche e escárnio, vistas por todos no documentário produzido pela Discovery Channel e testemunhadas, em Belém, neste caso que chocou e comoveu o planeta, são por si só reveladoras do caráter deste homem, que agora pleiteia a presidência de uma das mais importantes entidades do País na defesa do estado de direito.


Nada contra a atuação do advogado na defesa dos réus, por fim condenados pelo assassinato covarde. Todos têm direito a ampla defesa, qualquer que seja o crime porventura cometido. O direito de defesa é um pressuposto democrático. Todavia, na democracia existem regras a serem respeitadas. Não se pode defender, quem quer que seja, sob o custo indigno de ameaças veladas, de silêncios comprados, ou até de versões criadas para proteger os poderosos/mandantes e simplesmente jogar na fogueira os mais fracos.


A postura do sr. Eduardo Imbiriba, neste rumoroso caso, foi muito além dos limites delineados pela ética na advocacia, chegando às raias de praticar ações inescrupulosas, buscando incessantemente o silêncio de alguns acusados com ameaças veladas, tudo para proteger os poderosos, nunca ou quase sempre não escolhidos pelo sistema penal. Algo que agride frontalmente os critérios e a noção de humanidade e dignidade, que a todos cabe preservar. Tudo isso, fartamente demonstrado em imagens, documentos e depoimentos que traduzem o modo indigno de agir deste senhor e ainda mais indigno do cargo que postula, sendo a OAB PA uma entidade reconhecida pela importância na luta pela liberdade e pela legalidade.


Rechaçar definitivamente essa candidatura, que fere todos os princípios que defendemos, as leis pelas quais lutamos, a humanidade por que tanto batalhamos, é um dever de honra. As novas gerações talvez desconheçam quem de fato é e do que é capaz Eduardo Imbiriba. Mas o livro da História não se apaga com sofismas e malabarismos da realidade, práticas recorrentes deste senhor. A verdade permanece cristalina, ao alcance de todos os cidadãos, e nós temos o dever de revelá-la, nem que seja por esta manifestação de repúdio.

Belém, 25 de outubro de 2021.

  1. COMITÊ DOROTHY
  2. IRMÃS DE NOTRE DAME DE NAMUR
  3. MOVIMENTO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS SEM TERRA – MST
  4. CENTRO ALTERNATIVO DE CULTURA – CAC
  5. COMISSÃO PASTORAL DA TERRA – CPT
  6. SOCIEDADE PARAENSE DE DEFESA DE DIREITOS HUMANOS – SDDH
  7. MOVIMENTO DOS/AS ATINGIDOS/AS POR BARRAGENS – MAB
  8. MOVIMENTO XINGU VIVO PARA SEMPRE
  9. COLETIVO DE MULHERES DO XINGU
  10. MOVIMENTO AFRODESCENDENTES DO PARÁ – MOCAMBO – Núcleo Tomé Açu.
  11. MOVIMENTO DE MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE – MMCC
  12. DIOCESE DE XINGU – ALTAMIRA
  13. COMITÊ REPAM XINGU
  14. ASSOCIAÇÃO DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS E MEIO AMBIENTE – ADHMA
  15. COMISSÃO VERBITA JUPIC – JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO
  16. VIVAT INTERNACIONAL/Brasil
  17. INSTITUTO ZÉ CLÁUDIO E MARIA – IZM
  18. FETAGRI PARÁ
  19. CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS/AS DO BRASIL – CRB