Pastor Davi é eleito o novo Prefeito de Goianésia do Pará.

O candidato Francisco Davi Leite Rocha (MDB), também conhecido como Pastor Davi, foi eleito neste domingo (3) como novo prefeito de Goianésia do Pará, município do sul do estado que realizou eleições suplementares para o executivo municipal.
Ele obteve 52,79% dos votos válidos, equivalentes a 7.764 votos. O candidato Francisco Eduardo Oliveira (Solidariedade), conhecido como Russinho, foi o segundo colocado, com 45,42% dos votos, que correspondem a 6.679 eleitores.

Entenda

As eleições de outubro de 2020 foram canceladas porque o vencedor daquele pleito, o candidato Itamar Cardoso do Nascimento (Avante), teve indeferido o seu registro de candidatura. Ele teve 40,17% dos votos válidos. O indeferimento foi confirmado na sessão do dia 2 de março de 2021.

O Plenário considerou que o político não poderia se candidatar ao pleito por estar inelegível por oito anos devido à rejeição de contas por irregularidades insanáveis que configuraram atos dolosos de improbidade administrativa quando ocupava a Prefeitura em gestão anterior. As irregularidades foram detectadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) em convênios do município.

Com base na decisão, os ministros anularam os votos para prefeito e vice-prefeito dados à chapa em Goianésia do Pará e determinaram a imediata comunicação ao Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PA) para que convoque nova eleição para os cargos na localidade.