Motocicletas, radiocomunicadores, armamentos e outros acessórios fazem parte do conjunto de entregas feitas nesta terça-feira (28), pelo governador Helder Barbalho em evento no Parque Urbano Porto Futuro, em Belém, à Polícia Militar do Estado do Pará (PM-PA). O investimento vai reforçar a atuação do policiamento nos municípios paraenses.
A corporação recebeu 3,5 mil novas armas, sendo 3.387 pistolas Beretta modelo APX Full Size – CAL. 40 e 113 pistolas Beretta modelo APX Compact – CAL. 9mm. Junto com os armamentos foram entregues também 3,5 mil novos coldres e 3,5 mil novos porta carregadores. As pistolas serão destinadas a Castanhal, Tucuruí, Redenção, Paragominas e respectivos municípios adjacentes.
Também foram entregues 144 novas motocicletas modelo XRE 300 SAHARA para uso dos Comandos do Policiamento da Capital I e II (CPC I e II), responsáveis pelas ações da PM em Belém, incluindo seus distritos Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro.
A Polícia Militar contará ainda com 953 novos radiocomunicadores portáteis HT Motorola, que serão distribuídos nos municípios da Região Metropolitana de Belém, além de Santarém, Tucuruí, Tailândia, Capanema, Salinópolis, Barcarena, Cametá, Monte Alegre, Oriximiná, Alenquer, Almeirim, Juruti, Óbidos, Marabá, Castanhal, Santa Izabel, Vigia, Colares, São Caetano de Odivelas, Redenção, Paragominas, Itaituba e Conceição do Araguaia.
“Tem sido uma rotina gratificante poder ver os avanços, os investimentos e as entregas que são revertidas em vidas preservadas a partir do trabalho de cada um dos agentes da segurança. Estamos em mais uma rodada dentro de uma estratégia planejada de melhoramento da infraestrutra da PM-PA. Acabamos de concluir a maior entrega de veículos de quatro rodas da história da corporação, 1.450 viaturas, não faz dois meses. E hoje estamos entregando veículos de duas rodas, que são extremamente importantes na estratégia do Batalhão Águia para a facilidade do deslocamento, na agilidade para que nós possamos estar perto da população”, discursou o governador.
O comandante do CPC-1, Cel. Getúlio Rocha comemorou a iniciativa do governo estadual, e avalia que as entregas possibilitarão um grande reforço na área de policiamento. Usaremos esses equipamentos em 27 bairros onde moram mais de um milhão de habitantes. A gente vê um grande fechamento do governo do Estado nos últimos anos na segurança pública, o que vem resultando na redução da criminalidade. Isso é uma ação que vai fortalecer, que vai buscar trazer mais paz e segurança para a população”, destacou.
Também atuando no CPC-1, a soldado Rayza Antunes reconheceu a importância de garantir condições cada vez melhores de atuação. “Com tudo novo nós conseguimos ter mais segurança no serviço, proporcionando mais segurança para a sociedade. Essa contribuição do Estado é fundamental para que haja esse número crescente na segurança, para que a gente consiga combater a violência, diminuir os números da criminalidade”, explicou.
O soldado João Pedro Lages, outro membro do CPC-1, trabalha no Batalhão Águia, e afirmou que por precisar adentrar áreas que as viaturas quatro rodas não conseguem acessar, o patrulhamento motociclístico tem um papel dos mais importantes.
“Com a chegada dessas novas motocicletas vamos poder oferecer um serviço de maior qualidade e segurança. No final das contas, quem é mais beneficiado é o cidadão. E também com rádios de qualidade funcionando é sinônimo de garantia para a própria vida do policial”, garantiu o agente.
Comandante do CPR III, em Castanhal, o tenente-coronel Ademir Silva informou que as entregas contribuirão de forma decisiva no trabalho dos policiais no sentido de uma atuação focada na redução da criminalidade.
“Hoje tivemos a notícia de que o Pará saiu do ranking dos estados com maior criminalidade, isso dá um sentimento de trabalho bem feito. E o empenho do governo em proporcionar o equipamento necessário, a melhoria salarial para os nossos policiais, isso tudo é transformado em um atendimento bem melhor para a sociedade”, pontuou.
Informações: Agência Pará | Fotos: Pedro Guerreiro