Prefeito de Belém representará municípios de todo o Brasil no Conselho Nacional de Meio Ambiente.

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que reúne gestores de todo o Brasil, indicou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, para ser o representante de todos esses municípios no Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

A notícia foi divulgada nesta sexta-feira, (05), pelo site Metrópoles. O portal de comunicação destaca algumas pautas conjuntas com o Governo Federal que o prefeito Edmilson Rodrigues citou.

“Os municípios têm várias competências, por exemplo, na área de licenciamento ambiental. Além de que, como governantes das cidades, precisamos estar à mesa nas pactuações federativas”, declarou Edmilson Rodrigues ao portal.

Belém é especial

O gestor municipal vai representar todas as capitais e cidades com mais de 80 mil habitantes (que são filiadas à entidade), inclusive Belém. E Belém tem, neste momento, um destaque especial na FNP porque, além de ser uma capital amazônica, é candidata a sediar a COP-30, em 2025.

Realizada pela ONU, a conferência deve trazer à capital paraense cerca de 50 mil pessoas, de todo o mundo, e Belém se empenha em construir infraestrutura para o evento e para o futuro da cidade. A FNO, inclusive, já apoiou publicamente Belém a sediar o evento.

O prefeito de Belém foi ainda eleito este ano vice-presidente da Região Norte da FNO.

CONAMA

O órgão assessora, estuda e propõe ao Governo diretrizes para as políticas governamentais sobre utilização e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. O conselho é composto por representantes da União, estados, municípios, empresários e sociedade civil para debater soluções ligadas à questão ambiental.

Informações: Ponto de Pauta