O prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, iniciou a entrega nesta terça-feira (16) de um total de 649 Contratos de Concessão de Uso de Terra (CCU) para moradores de comunidades da ilha das Onças. A ação fez parte do projeto Agricultura das Ilhas, que tem o objetivo de levar segurança alimentar e renda para os ribeirinhos e o direito de uso da terra onde vivem.
Até agora, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Incra, já entregou 955 CCUs para ribeirinhos de Barcarena. A meta do projeto é atender 1.150 famílias e alcançar o investimento de 20 milhões em crédito até o final de 2024.
“O Agricultura das Ilhas é um projeto da Gestão Municipal que envolve muitos parceiros, com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos ribeirinhos, por meio de novos produtos agrícolas que serão consorciados ao cultivo tradicional do açaí”, explicou o secretário da Semagri, Edson Cardoso.
“É uma estratégia que leva garantia de uso da terra para criação de aves e peixes e o plantio de açaí, cacau, banana e hortaliças, observando a conservação ambiental das ilhas e a segurança alimentar das pessoas que vivem ali”, acrescentou ele.
O prefeito comemorou esse momento histórico e disse que a ação da prefeitura, em parceria com o Incra, vai beneficiar os ribeirinhos e trazer novas oportunidades, incrementar a piscicultura e possibilitar a regularização fundiária.
“A entrega do Contrato de Concessão de Uso é o primeiro passo para a entrega do título definitivo” disse Renato, destacando o trabalho da Semagri nesse processo, junto com o Incra, que estava representado no evento pelo superintendente regional, o coronel Neil Duarte, a quem o prefeito parabenizou e agradeceu.
Informações Comus/PMB