Pesquisa DataPoder360 mostra que o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), é aprovado por apenas 16% da população da capital paraense. Para 31%, a gestão do tucano é regular.
A rejeição ao trabalho de Coutinho passou de 40% para 44% em duas semanas. No levantamento feito há cerca de 1 mês, 27% consideravam desempenho do político como ruim ou péssimo. Belém é o município paraense mais afetado pela covid-19, com alguns hospitais operando no limite de sua capacidade. Em todo o Estado, há mais de 90.000 infectados e quase 5.000 mortos pela doença.
A capital e outros 9 municípios paraenses enfrentaram 1 lockdown (bloqueio geral) até pelo menos 24 de maio. Depois dessa data, algumas cidades decidiram flexibilizar a quarentena. A medida que restringiu a circulação de pessoas havia entrado em vigor em 7 de maio para tentar reduzir a taxa de transmissão da covid-19.
A pesquisa foi realizada de 22 a 24 de junho pelo DataPoder360, divisão de estudos estatísticos do Poder360, em uma parceria editorial do jornal digital com o Diário do Pará, de Belém (PA). O levantamento teve patrocínio da Termogás.
No Pará, por meio de ligações para celulares e telefones fixos, foram entrevistadas 2.500 pessoas em 90 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Dentro dessa pesquisa, foi destacado o recorte de 800 pessoas residentes em Belém. Para os resultados do estudo na capital, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
AVALIAÇÃO ESTADUAL
O trabalho do governador Helder Barbalho (MDB) é considerado ótimo ou bom por 54% na capital. Os que consideram o desempenho do político regular são 25%, enquanto 17% acham seu trabalho ruim ou péssimo. Outros 4% não souberam ou não quiseram responder.
Os percentuais de Belém são parecidos com os observados na média geral do Estado, em que Barbalho é considerado ótimo ou bom por 52%.
BOLSONARO: ÓTIMO OU BOM PARA 33%
O DataPoder360 também mediu a avaliação do trabalho do presidente da República entre os residentes de Belém. Eis os números:
• 33% – ótimo ou bom;
• 23% – regular;
• 38% – ruim ou péssimo
• 6% – não sabem.
A avaliação positiva do chefe do Executivo na capital é numericamente maior do que a média nacional, em que 29% consideram-o bom ou ótimo. Essa variação, no entanto, está dentro da margem de erro da pesquisa.
Além de perguntar se o trabalho de Bolsonaro é ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo, o DataPoder360 fez outra indagação: se o entrevistado aprova ou desaprova o governo do presidente. O resultado foi o seguinte:
• 42% – aprovam;
• 40% – desaprovam;
• 18% – não sabem ou não responderam.
Informações DataPoder360