Sávio Barbosa - Prefeitura de Ananindeua vai pagar o 14º salário para os agentes comunitários de saúde e endemias.

Categorias

Mais Lidas

Prefeitura de Ananindeua vai pagar o 14º salário para os agentes comunitários de saúde e endemias.

O prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel e a Secretária Municipal de Saúde, Dayane Lima, tiveram uma reunião nesta quarta-feira (10) com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Pará (SindSaúde/Ananindeua). Na reunião foi acertado o pagamento do 14º salário para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e para os Agentes de Combate às Endemias (ACE). Esse pagamento foi garantido através da lei nº 2.922, de 14 de maio de 2018, aprovada pela Câmara de Vereadores de Ananindeua, no mandato na época do atual prefeito Dr. Daniel, quando era presidente do poder legislativo municipal.

O pagamento dessa parcela referente a dezembro de 2020  vai ser paga  todos os anos , para 1.035 profissionais da categoria ACS e ACE.

Representaram o SindSaúde na reunião os ACS Antônio Gaspar, Eder Luis e Jesabel Almeida, Coordenadora Executiva Municipal do sindicato. Na ocasião, Jesabel celebrou o anúncio, algo que a categoria vinha estreitando diálogos para garantir. “O referido pagamento é uma conquista dos trabalhadores, prevista como Assistência Financeira Complementar (AFC), via recurso federal. Este pagamento é realizado de forma anual e neste momento foi garantido o pagamento referente ao ano de 2020. O prefeito se manifestou sobre a dificuldade de caixa para a realização do pagamento em janeiro de 2021, mas contingenciou recursos e realizará o pagamento até a próxima sexta feira 12 de março de 2021”.

Sobre o papel dos ACE e ACS

Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) são profissionais fundamentais para o controle de endemias. Eles trabalham de forma integrada às equipes de atenção básica na Estratégia do Programa Saúde da Família, participando das reuniões e trabalhando sempre em parceria com os Agentes de Comunitário de Saúde (ACS), que são os responsáveis por atividades com base em estratégias de educação popular, feitas em domicílios ou comunidades, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Informações Ascom PMA | Fotos: Silvio Garrido