O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro das Cidades, Jader Filho, irão sancionar o projeto de lei que cria o novo programa Minha Casa, Minha Vida. A assinatura será realizada nesta quinta-feira (13), a partir das 11h, no Palácio do Planalto, em Brasília. O novo projeto de lei, que foi aprovado pelo Congresso Nacional, visa o aumento da faixa de renda das pessoas que podem participar do programa. Além disso, a redução da taxa e melhoria nas condições de financiamento também vão ocorrer com o novo modelo.
O novo modelo também vai ampliar o valor do imóvel e o subsídio bancado pelo governo federal. Além disso, novos critérios técnicos para melhorar a qualidade e localização dos residenciais estão previstos no projeto.
O programa Minha Casa, Minha Vida, foi uma das principais ações dos governos de petistas. Ele garante moradia para pessoas baixa renda. Quando o ex-presidente assumiu a presidência, o projeto foi suspenso, e retornou este ano, com a eleição de Lula.
Durante a entrega de 222 moradias em Abaetetuba, no Baixo Tocantins, em junho, o ministro Jader Filho afirmou que a meta para este ano é contratar 230 mil moradias e, ao longo da gestão do presidente Lula, o objetivo é contratar 2 milhões de moradias em todo o país.
Após a assinatura do documento, o ministro Jader Filho, que é responsável pelo programa no atual governo, concederá uma entrevista coletiva para falar sobre os projetos em pauta. Além dele, o secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira e a presidente da CAIXA, Maria Rita Serrano também participaram para coletiva.