Pela primeira vez no Estado do Pará, 27 mulheres foram eleitas prefeitas, um aumento importante na comparação às últimas eleições municipais em 2016, onde apenas 16% das prefeitas eram mulheres no Pará. Dados do TSE mostram que a média nacional de prefeitas eleitas foi de 12,2%, bem abaixo da média paraense. Além disso, o registro de candidaturas femininas em 2020 foi recorde: 33,6% do total.
Pela primeira vez uma mulher foi eleita para governar o município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. A empresária Patrícia Mendes, do Republicanos, começa a fazer história, sendo a primeira prefeita desde sua fundação, em 1994, protagonizando o pioneirismo feminino na gestão do Poder Executivo Municipal.
Em um encontro estadual do eleitos 2020, realizado pelo partido Republicanos, na manhã desta segunda-feira (07) no Auditório Ismael Nery – Centro Cultural Tancredo Neves – CENTUR. O evento contou com a presença do Governador do Estado Hélder Barbalho que parabenizou Patrícia Mendes pela vitória em Marituba e reafirmou parceria com a gestão municipal.
“Sinto-me honrada em fazer parte de uma mesa com pessoas tão experientes no meio político, no qual pude aprender ainda mais sobre política. Obrigada deputados e governador pelas palavras de apoio a minha gestão. Marituba sabe que pode contar comigo”, disse Patrícia Mendes.