A deputada Renilce Nicodemos (MDB) esteve no município de Breves e Portel acompanhando uma ação do Instituto Ercília Nicodemos que realizou o projeto Saúde na Comunidade. Os trabalhos se iniciaram em Breves, nos dias 10, 11 e 12, depois seguiu para Portel, atendendo a população nos dias 14, 15 e 16 de julho. Foram contabilizados 8 mil atendimentos nos dois municípios.
O Saúde na Comunidade visita municípios paraenses e leva atendimentos médicos especializados, como oftalmologista e ginecologista, além clínico geral, testes rápidos de saúde, vacina, atendimento jurídico, emissão de carteira de trabalho e identidade. Desde o início das ações, o projeto Saúde na Comunidade recebe o apoio da deputada Renilce Nicodemos e do vereador [de Belém] Neném Albuquerque (MDB). O Governo do Pará, a Fundação Parápaz, Sespa e Polícia Militar também são apoiadoras do instituto.
A deputada Renilce Nicodemos é considerada madrinha do projeto. “Eu faço questão de estar presente como voluntária nas ações para ajudar com informações, servir uma água, um lanche, organizar fila… porque para nós isso pode ser até pouco, mas para essas pessoas que caminham horas para chagar até aqui e serem recebidas com amor significa muito”, disse a deputada.
Durante os dias de atendimento, as gestantes que compareceram foram consultadas pelo ginecologista, e no momento da consulta, através do ultrassom, era descoberto o sexo da criança. “Em Breves, tivemos um resultado que deixou todos felizes. Uma moça de 23 anos, a Josiane Santos, descobriu estar grávida de gêmeos. Ela está no penúltimo mês de gestação, e só agora soube que serão dois. Isso nos leva a refletir sobre a carência na área médica especializa para as gestantes no Marajó, e essa ação do instituto veio em boa hora para todos”, explica Renilce.
O próximo município que a deputada Renilce Nicodemos visitará com o projeto Saúde na Comunidade será São Francisco do Pará, nos dias 27 e 28 de julho.