O jornal O Liberal fez um levantamento dos deputados estaduais do Pará mais faltosos e presentes em sessões ao longo do primeiro semestre de 2022 de acordo com o Portal da Transferência da ALEPA.
Dos 41 deputados estaduais com mandatos vigentes na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), 24 mantiveram, ao longo do primeiro semestre de 2022, a frequência acima de 80% nas sessões que ocorrem, semanalmente, às terças-feiras.
O presidente, deputado Chicão (MDB), e os parlamentares Cilene Couto (PSDB), e Raimundo Santos (Patriota), mantiveram a assiduidade em 100% dos encontros – foram 20 sessões ordinárias e 41 extraordinárias entre os dias 15 de fevereiro e 28 de junho.
Já os que registraram maior número de faltas foram os deputados Alex Santiago (PP), presente em 11 das 20 sessões ordinárias e com 21 licenças de afastamento concedidas; Marinor Brito (Psol), presente em 11 das 20 sessões e com 4 licenças concedidas; seguidos de Igor Normando (Podemos), José Maria Tapajós (PP).
O levantamento com o número de faltas dos deputados pode ser conferido no Portal da Transparência da Alepa. O índice é computado quando o deputado não justifica a ausência das sessões. Já as licenças são concedidas aos deputados que, previamente, justificam sua falta, por motivos de saúde ou por atividades fora da Casa Legislativa.
Informações O Liberal