No ano da pandemia de Covid-19, as doações de sangue que ajudam a salvar vidas sentiram o impacto. Por isso, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) incentiva a doação entre os servidores. Nesta sexta-feira (4), a Seap recebeu um certificado de parceria interinstitucional da Fundação Hemopa, por contribuir com o estoque de sangue da instituição. Além disso, cerca de 30 servidores foram à sede do Hemopa, acompanhados do secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, para continuar o gesto de solidariedade.
Jarbas Vasconcelos recebeu o certificado, doou sangue e ressaltou que o ato é importante para que o Hemopa possa responder à demanda de sangue e conscientizar as pessoas de que a Fundação está recebendo 30% a menos do número ideal de coleta que necessita. “Eles precisam hoje de aproximadamente 300 bolsas de sangue, mas recebem 200. São raros os dias que essa meta é batida no seu ideal. É importante que o nosso servidor se conscientize da importância da doação de sangue para ajudar as pessoas que precisam”, enfatizou.
Cadastro – A Seap tem um cadastro com mais de 100 servidores para doação de sangue. O titular da Diretoria de Assistência Biopsicossocial, Leoni da Rocha, está elaborando um cronograma para organizar a doação, para que o ato se torne rotina. “Cerca de um mês atrás nós demos início à campanha, por meio da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS). Incentivo é importante para que os servidores saibam a importância da doação, que é um gesto nobre e humanitário de muito valor”, afirmou.
O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, agradeceu a parceria da Seap, dizendo que “este ano de pandemia foi muito difícil para receber doações. Fazer parcerias com órgãos públicos foi a maneira que encontramos para alancar o nosso estoque. Agradeço muito à Seap pela a parceira, que é muito importante para o Hemopa”.
Informações Agência Pará | Fotos: SEAP/NCS