Desde o início de sua gestão, Diego Freitas, o ex-secretário de Meio Ambiente de Santa Maria do Pará, se destacou por suas ações voltadas ao bem-estar social e ambiental da cidade. Sob sua liderança, a secretaria doou madeira que ajudou a reformar quase 30 escolas municipais, além de postos médicos e diversas instituições de caridade e religiosas, em uma série de iniciativas que visam melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos cidadãos tudo isso usando a madeira apreendida pela PRF que é entregue a secretaria.
Diego Freitas afirma que todas as ações foram realizadas com transparência e responsabilidade, inclusive prestando contas de tudo, ao contrario da gestão anterior da prefeita Diana Melo, da qual não se sabe o destino dado à madeira apreendida. Segundo Diego, ao longo de sua gestão, todos os procedimentos foram feitos corretamente, sempre em parceria com o prefeito Alcir Costa.
Porém, recentemente, Diego Freitas teve que se afastar do cargo para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores. Desde então, ele tem enfrentado uma onda de ataques, que, segundo ele, são tentativas de denegrir sua imagem.As críticas à secretaria de Meio Ambiente, que existe há 18 anos na cidade, são vistas por Diego como uma tentativa de tomar seu lugar até mesmo inveja por seu trabalho.
Além das reformas em escolas, a gestão de Diego Freitas também realizou doações de madeira para a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil. Postos médicos e pontes em toda a cidade também foram beneficiados com melhorias, destacando o compromisso da secretaria com o desenvolvimento sustentável e a segurança pública.
A secretaria de Meio Ambiente de Santa Maria do Pará, pela primeira vez em sua história, está no centro das atenções, tanto pelas conquistas quanto pelas polêmicas. Mas a população da cidade, que não é ingênua, sabe e percebe o impacto das inúmeras ações de Diego Freitas durante sua gestão.