Na Semana do Clima de Nova Iorque, o governador do Pará, Helder Barbalho, participou de um evento promovido pela Casa Amazônia, nesta segunda-feira, 23, o qual afirmou que a floresta apresenta solução para os eventos climáticos extremos. O evento foi realizado em Manhattan, Nova Iorque.
“Estamos diante de anomalias ou estamos diante de um novo normal? Estamos diante de realidades excepcionais ou estamos diante de uma nova realidade que devamos enfrentar, a partir deste novo sistema que o meio ambiente está apresentando? O fato é que o está diante de nós, de nossa geração, soluções que possam permitir a sobrevivência da floresta e a sobrevivência da humanidade”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
Na ocasião, Helder Barbalho destacou a importância do debate promovido pela Casa Amazônia e, também, pelo perfil dos participantes.
“É isso que nos traz aqui para debater, para discutir, para encontrar soluções. A casa Amazônia tem essa atmosfera de reunir governos, pesquisadores e aqueles que estudam, pesquisam e constroem as informações e apontam soluções”, ponderou.
O governador afirmou ainda que o Estado busca aproveitar e criar oportunidades para associar a economia do Estado cada vez mais à geração de empregos, rendas e oportunidades socioambientais.
Conforme os organizadores, a Casa Amazônia é um evento inovador que acontece no coração de Midtown Manhattan. O evento acontece durante a Semana do Clima e oferece uma oportunidade de debater questões ambientais urgentes da Amazônia.
Também participou do encontro o negociador sênior do Azerbaijão para adaptação e perdas e danos, Elvin Ashrafzade, e as Coidealizadoras da Casa Amazônia, Ana Claudia Cunha, Célia Barbosa e Caroline Rocha.
Vale lembrar que a Semana do Clima de Nova York acontece anualmente e é uma das maiores plataformas internacionais de diálogo e ação sobre mudanças climáticas, envolvendo participantes de todo o mundo em discussões e compromissos ambientais que visam transformar o futuro do planeta.
Informações: Agência Pará | Fotos: Thalmus Gama