Sávio Barbosa - TerPaz leva educação ambiental a estudantes no Icuí-Guajará.

Categorias

Mais Lidas

TerPaz leva educação ambiental a estudantes no Icuí-Guajará.

Educação ambiental e desenvolvimento sustentável foram os principais assuntos abordados pelas equipes do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) nesta quarta-feira (18), na Escola Estadual Celina Del Tetto, no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua. Foi um dia para descobrir vocações e talentos, principalmente para a preservação do meio ambiente. 

Segundo a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, que acompanhou de perto as ações, “as vocações ambientais dos jovens que nós encontramos aqui devem ser estimuladas. Nós temos tantas áreas no bairro do Icuí. No Estado temos o Bosque (Bosque Rodrigues Alves), Áreas de Proteção Ambiental, o próprio Parque Estadual do Utinga. A educação é o caminho para preservar e todos evoluirmos”, ressaltou.

Na escola, equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio do TerPaz, orientaram os estudantes do ensino fundamental em uma palestra sobre a história de vida de Sebastião Carlos dos Santos, conhecido por “Tião”, que atuou como coletor de lixo. Hoje, a coleta contínua, mas além do material reciclado, ele ajuda no trabalho de conscientização sobre a defesa do meio ambiente.
Aprendizado – Para os jovens que participaram do evento, a experiência vivida no Icuí-Guajará será levada a vários pontos do bairro e para suas famílias. Os estudantes acreditam que “nas mãos de quem tem vontade, o lixo pode virar arte”, graças ao aprendizado que tiveram no TerPaz.

A primeira-dama, Daniela Barbalho (e) conversou com alunos da Escola Estadual Celina Del Tetto.
A troca de conhecimentos entre a comunidade e a equipe técnica foi um dos pontos que contribuíram para a avaliação positiva das ações desenvolvidas na escola estadual. Os ensinamentos compartilhados entre todos ajudaram a criar não apenas uma consciência sustentável, mas também uma possibilidade de renda para as famílias, com respeito à natureza.

As ações ambientais do TerPaz nesta semana são alusivas à Semana Mundial da Limpeza. A programação continua até sábado (21). Nesta quinta-feira, palestras sobre o tema devem ocorrer no bairro da Cabanagem e no Campus BR da Universidade da Amazônia (Unama), em Ananindeua. Na sexta-feira (20), os parceiros da iniciativa serão voluntários em uma ação de limpeza na Ilha do Combu. No sábado haverá uma caminhada no Parque Estadual do Utinga, a partir das 8 h, para marcar o Dia Mundial da Limpeza. A programação tem o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Unama, Limpa Brasil, Empresa Planta, Instituto Nhandeara e Sebrae Pará.

Fotos: Ricardo Amanajás | Informações Agência Pará