Totalizando 10 quilômetros de asfalto, Governo Helder pavimenta 11 ruas na Cabanagem, em Belém.

O Governo do Pará continua avançando no maior programa de asfaltamento da história do Estado. Na noite desta desta terça-feira (13), o governador Helder Barbalho, junto com a vice-governadora Hana Ghassan, entregaram mais 11 ruas asfaltadas no bairro da Cabanagem, em Belém. Desde 2019, o governo estadual já liberou quase 10 quilômetros de pavimentação para o bairro da capital paraense, melhorando a qualidade de vida da população através dos serviços de infraestrutura e mobilidade urbana.

“É uma felicidade poder ver a transformação que o bairro da Cabanagem está experimentando. Estamos chegando a 10 quilômetros de asfalto só no bairro da Cabanagem, o maior programa de asfalto da história dessa comunidade, desse bairro. E a Hana pediu para eu dar mais uma boa notícia. Estamos inaugurando essa etapa, já são 9,6 quilômetros, só no dia de hoje foram 2 quilômetros, mas não vai parar por aí”, destacou o chefe do Executivo estadual, que anunciou mais asfaltamento para a Cabanagem.

Ainda conforme o governador, o asfalto deve ser retomado no bairro, mas pela Rua Damasco, já na segunda-feira.

“Vamos retomar o asfaltamento no bairro da Cabanagem pela Rua Damasco. Estamos trabalhando para melhorar a vida de toda Belém, levando asfalto para todos os bairros. A gente não dá conta de fazer tudo sozinho e ao mesmo tempo, até porque pavimentação de rua é obrigação da prefeitura, mas é o Estado que está realizando para poder cuidar da população, daqueles que mais precisam. E vamos avançar. Só nesse momento estamos espalhados em todos os bairros de Belém, em mais de 100 ruas que estão sendo pavimentadas para trazer dignidade e qualidade de vida para os moradores”, completou o chefe do executivo estadual.

A vice-governadora, Hana Ghassan, que tem coordenado a quarta etapa do “Asfalto Por Todo o Pará” em 2024, destacou a importância da pavimentação para a população, enfatizando que novas entregas de asfaltamento irão acontecer nos bairros de Belém. 

“Quem mora em uma rua que não tem asfalto sabe o que é quando chega esse benefício, a valorização do imóvel, o que é não ter que andar na lama, sem saber como vai chegar no trabalho, como os seus filhos vão chegar na escola. Estar aqui, hoje, com vocês, caminhando nas ruas asfaltadas, é ver o benefício chegando de fato para quem mais precisa. Começamos a ‘Caravana do Asfalto’ 2024 por todo o Pará e por toda Belém. Vamos fazer o maior programa de pavimentação asfáltica já visto nessa capital”, disse a vice-governadora.

As vias entregues com pavimentação asfáltica na noite de hoje, 13, foram: Passagem União, Passagem Tapajós, Passagem Vitória Régia, Passagem Uirapuru, Passagem Açailândia, Passagem Muruci, Rua A, Rua Lisboa, Passagem Perimetral, Passagem Maracatiara e a Passagem São Francisco.

Nos municípios, além do asfalto, são executados, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), os serviços de terraplanagem, drenagem pluvial superficial e profunda, calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização.

De 2019 para cá, o Programa “Asfalto Por Todo o Pará” já disponibilizou 234,8 quilômetros de obras de asfalto para Belém, ampliando não só a mobilidade e a infraestrutura, mas, também, o acesso à segurança e saúde para os moradores.

“Seguimos trabalhando junto ao governador Helder Barbalho e à vice-governadora Hana Ghassan em Belém e em todas as regiões do Pará. A lama e a poeira não são boas para a saúde e nem para o caminhar das pessoas. A chegada do asfalto aqui na Canabagem e em cada um dos municípios do nosso estado visa melhorar a trafegabilidade, o transporte e facilita a chegada dos órgãos de segurança”, afirmou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.