Trânsito sustentável é debatido em seminário promovido pelo Detran.

O papel das bicicletas, a utilização de veículos com combustíveis limpos e os caminhos para um trânsito mais sustentável foram alguns dos temas debatidos, nesta quinta-feira (21), pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) durante o Seminário Veículos de Energia Alternativa. O evento faz parte da ampla programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito e contou com a presença da Diretora Geral do Detran, Renata Mirella Coelho.

O objetivo da Semana é promover reflexão sobre formas de deslocamento nas cidades e problemas ao meio ambiente e à sociedade provocados pelo uso excessivo de veículos. “Estamos empenhados em tratar de assuntos tão importantes como estes. A possibilidade de uma mobilidade sustentável é algo importante para o nosso Estado, atrelada a boas práticas de educação de trânsito. É, sim, um grande passo para as transformações positivas que tanto almejamos”, afirmou a diretora do Detran, Renata Coelho.

Nas palestras foram abordados os seguintes temas: Panorama atual dos veículos de energia alternativa, e Educação Transforma o Trânsito, um caminho para mobilidade sustentável no Brasil.

“A educação no trânsito é extremamente necessária, principalmente para os jovens, visto que pesquisas aprontam como principais vítimas de sinistros de trânsito. A minha palestra foi voltada para a educação de trânsito, e fiquei muito feliz em saber das ações de educação que o Detran realiza”, ressaltou a especialista em Segurança e Educação de Trânsito, Roberta Torres.

Os palestrantes fizeram uma dinâmica de perguntas e respostas sobre veículos menos poluentes com a opção de energia alternativa. “O foco principal foi a mobilidade elétrica. Foram apresentados soluções e desafios, como a construção de eletropostos em avenidas estaduais, podendo assim interligar o Estado todo à capital, e alcançar um objetivo da COP 30. O Detran tem um papel fundamental através dos incentivos na criação de eletropostos”, disse o engenheiro elétrico Felipe Trajano. (Colaboração de Brendo Freitas).

Informações: Agência Pará | Ascom/Detran