A reivindicação por mais segurança para as mulheres de Ananindeua ocupou a frente do Mercado Municipal, na avenida Cláudio Sanders, na manhã desta segunda-feira (26), e seguiu rumo à sede provisória da Câmara Municipal de Ananindeua, na Associação Empresarial de Ananindeua (Acia), com desfecho em frente à prefeitura, como forma de chamar atenção da sociedade e do poder público à urgência do problema. O ato público, organizado pela Frente Feminista de Ananindeua, teve como estopim os crimes mais recentes registrados na cidade. Nas últimas duas semanas, foram registrados cinco casos de feminicídios na Região Metropolitana de Belém (RMB), sendo três deles em Ananindeua.
De forma misógina e criminosa em discurso na tribuna, o Vereador de Ananindeua, Zezinho Lima (PL) chamou as manifestantes de “Maconheiras”. O mesmo parlamentar tem uma medida protetiva que se enquadra na Lei Maria da Penha contra ele, feita por sua ex-mulher, onde o mesmo responde na Justiça por isso. O Vereador que se diz ser de direita e conservador, foi candidato à deputado estadual nas eleições de 2022 sendo vexatoriamente derrotado se intitulando candidato Bolsonarista.
“Essas mulheres que vieram aqui com atitude completamente desrespeitosa, eu não sei, se elas estão desde ontem lá no Arraial do Pavulagem, sem dormir, só pode, fumaram aquela maconha né, típico de militantes do PSOL”, disse o parlamentar.
Assista o vídeo:
Veja a decisão da Justiça contra o Vereador de Ananindeua: