Na semana de comemoração dos 405 anos do município de Vigia de Nazaré, a população foi assistida com o projeto Saúde na Comunidade, idealizado pelo Instituto Ercília Nicodemos em parceria com o Governo do Pará, Prefeitura de Vigia e Defensoria Pública, através de recursos conquistados por Emenda Parlamentar da deputada Renilce Nicodemos (MDB). O projeto Saúde na Comunidade é itinerante, por isso conta com uma estrutura de três carretas equipadas e adaptadas com consultório médico, odontológico e departamento de triagem.
As carretas do Instituto Ercília Nicodemos estacionaram no Espaço Cultura de Vigia, nos dias 5 e 6 de janeiro, onde realizaram os atendimentos. No dia 8 foi a vez da Vila de Santa Rosa, zona rural do município, ser assistida.
A deputada Renilce Nicodemos, parlamentar que destinou o recurso para o desenvolvimento da ação, acompanhou de perto os atendimentos. “Essa é a primeira ação do projeto Saúde na Comunidade, a escolha de começar pelo município de Vigia foi significativa, porque amanhã [6 de janeiro] comemoraremos 405 anos e a população daqui merece receber esse presente”, disse a deputada.
Durante os três dias, mais 4.500 pessoas foram atendidas. O Instituto Ercília Nicodemos ofereceu para a população vigiense: clinico geral, ginecologista, exames oftalmológicos, testes rápidos de HIV, hepatite e gravidez. Na área de cidadania, foram emitidas carteiras de identidades, de trabalho e segundas vias de CPF, certidão de nascimento, óbito e casamento. O próximo município que receberá o projeto Saúde na Comunidade será Belém, mas especificamente o distrito de Icoaraci, no dia 15 de janeiro.