Zenaldo manda apagar dados do Portal da Transparência da covid-19 depois de denúncias da imprensa.

A aba com o link CONTRATOS do Portal da Transparência da Covid-19 da Prefeitura de Belém, na qual constava a utilização indevida de recursos da Saúde para conter a pandemia de Coronavírus para pagar o Carnaval 2020, obras em praças e até locação de imóveis sumiu como “por encanto” depois das 14 horas do último sábado (13). Logo depois que a edição dominical do jornal Diário do Pará, Diário Online (DOL) e demais veículos de comunicação como Blogs e Portais denunciaram o desvio de finalidade das verbas públicas.

Sem nenhum a explicação ou motivo, o site foi simplesmente suspenso no meio da tarde. Quando retornou, no fim do dia, a aba CONTRATOS havia sido simplesmente removida sem nenhum motivo. Na aba CONTRATOS era possivel se ler a seguinte frase: “Acesso à informações exclusivas de Despesas da Prefeitura de Belém no combate a Covid-19”. Agora que os dados sumiram, parece que é exclusividade do prefeito Zenaldo Coutinho ver os contratos com valores vultosos da Saúde utilizados com desvio de finalidade. 

Por segurança jurídica, copiamos todas as páginas do link, que constavam os 251 contratos, que na maioria dos casos nada tinha a ver com a área da Saúde. Foi gravada também uma imagem onde é possivel ver a data e horário em que foi acessada pela reportagem a página no dia 12 e também na manhã do dia 13 de junho. No fim desta matéria reproduzimos também todas os contratos que constavam no link e que foi retirado a pedido do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.