Obras na Alepa contemplam acessibilidade e adequações para melhorias dos espaços.

O prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Pará está em reforma para a atender à Lei de Acessibilidade e garantir melhor otimização dos espaços e conforto aos deputados, servidores e aos cidadãos.

Entre as principais adequações que vão proporcionar acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD), serão os banheiros, com instalações de barras de apoio, portas de acesso com condições ideais, lavatórios acessíveis, pisos com acabamentos naturais, áreas internas de giro e manobra em dimensões de 1.50m; seguindo recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas – a NBR 9050.  

Para garantir a locomoção e acessibilidade, previstas na Lei 13.146/2016, sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência, que determina a remoção de barreiras e obstáculos em vias, espaços públicos e edificações, a Casa de Leis vai contar com elevadores para facilitar o acesso de cadeirantes, de idosos ou de pessoas com mobilidade reduzida.

De acordo com a Diretora Administrativa do Legislativo Estadual e também arquiteta Sônia Soares, responsável pelas obras, o objetivo do projeto é proporcionar espaços inclusivos e bem-estar aos servidores e aos usuários.

“O nosso foco maior é deixar os espaços com conforto e sobretudo com acessibilidade. A partir disso, vamos ter banheiros destinados às pessoas com deficiências, assim como estamos fazendo a manutenção dos elevadores, para que os usuários possam ter acesso livre e o seu direito de ir e vir, durante a sua permanência no local”, evidenciou.

A ausência de acessibilidade na sede do Parlamento Paraense é uma cobrança histórica, que o novo presidente da Casa de Leis, deputado Chicão, vem combatendo desde o início de sua gestão, para tornar o local mais inclusivo e acessível aos cidadãos e com condições de infraestrutura adequadas para o desenvolvimento das atividades dos servidores e parlamentares.

“A finalidade é justamente organizar a Assembleia em termos de espaços  e garantir acessibilidade. É impossível um poder que tem que dar exemplo para a sociedade, que cobra dos outros poderes, que aprova leis, não ter o mínimo de condições de trabalho. Tenho certeza que dentro dos próximos dias estaremos com as obras concluídas para trazer mais conforto aos usuários e melhores condições aos servidores”, afirmou o presidente. 

Novidades

As obras incluem ainda a reestruturação dos espaços internos, que além de reformas em diversos departamentos e gabinetes, vão proporcionar modernização e melhores condições de trabalho.  

A Assessoria de Imprensa e Divulgação (AID) está sendo reestruturada e modernizada, com salas exclusivas destinadas aos assessores de imprensa da Casa e para atender aos jornalistas dos veículos de comunicação que acompanham as sessões presencialmente. Com isso, os espaços vão receber móveis novos, bancadas apropriadas para o trabalho desses profissionais e um sistema de som integrado.

A TV e Rádio Web Alepa vão receber novos estúdios, com tratamento para isolamento acústico, sistema totalmente digital e iluminação adequada. A reestruturação do setor de comunicação traz outra novidade: a instalação de estúdio para gravação de programas e entrevistas. Também será destinado um local adequado para o trabalho de intérprete de libras.     

A galeria de honra foi ampliada, recebeu sistema de ar refrigerado moderno, som integrado e assentos novos. Com a mudança, os cidadãos poderão acompanhar as sessões plenárias com maior conforto.Foto: Guilherme Thorres (AID/Alepa)

O conjunto de projetos ainda inclui duas novas salas vips para reuniões, com portas retráteis que possibilitam otimização dos espaços, sendo possível dividir ou integrar as duas salas, de acordo com a necessidade.

A sala vip para o presidente receber convidados será ampliada para proporcionar bem-estar aos visitantes. Haverá também sistema de TV e som integrado, para que o presidente possa acompanhar as sessões diretamente da sala, enquanto recebe convidados.

Nos próximos dias, será construído um espaço de convivência. O local, destinado ao bem-estar de servidores e deputados. Para harmonizar o ambiente será criado um pequeno jardim. O objetivo é usar os recursos naturais para tornar o local de trabalho mais harmônico e agradável. 

Entre outras melhorias, está a substituição de lâmpadas fluorescentes por leds, que além da economia possui maior durabilidade. Estão sendo realizadas obras estruturais como a substituição de equipamentos do sistema de abastecimento de água e  da subestação de energia para solucionar problemas ocasionados pelo tempo.  

Reconhecimento

As reformas e adequações realizadas pela presidência da Casa de Leis repercutiram positivamente entre os deputados.

O deputado Júnior Hage destacou a importância das obras para os trabalhos dos servidores.

“É uma alegria ver também os servidores da Casa muito mais entusiasmado com as mudanças muito positivas, inclusive na sua própria estrutura que era necessário por ser uma construção muito antiga. Essas mudanças que o presidente vem implementando são fundamentais para a qualidade do trabalho do próprio legislativo”, destacou.    

Martinho Carmona agradeceu as obras que estão sendo realizadas em seu gabinete, depois de décadas sem receber os serviços de melhoramento na infraestrutura.

“As reformas são necessárias. Há 20 anos o meu gabinete não recebia uma reforma e eu agradeço por essas obras que vão ajudar a melhorar o espaço e o atendimento”, disse.

Para a deputada Dilvanda Faro, as obras estão valorizando a Alepa, deixando o local mais bonito e aconchegante para o atendimento aos cidadãos.   

“Eu quero parabenizar o presidente pela atitude. Quando cheguei hoje na Alepa, até me surpreendi com as obras que estão ficando muito bonitas e já percebi a diferença na galeria e corredores da Casa. O meu gabinete estava precisando de reformas e está sendo contemplado, mas em breve vou poder atender as pessoas com melhor conforto”, concluiu.

Portas abertas

As obras começaram no mês de julho, período do recesso legislativo determinado por lei, e estão sendo executadas por uma grande equipe de profissionais que vem trabalhando até aos finais de semana para que as obras sejam concluídas o mais rápido.  

Durante o recesso, a Alepa esteve de portas abertas, mantendo expediente, inclusive com gabinetes funcionando para atender à população.  

Portanto, ainda com a execução das obras, os trabalhos no Poder Legislativo continuam normalmente, com funcionamento aberto à sociedade.

Informações : Mara Barcellos – AID – Comunicação Social/ ALEPA