Em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e a Secretaria de Educação, o Governador Helder Barbalho, juntamente com o Secretário Jarbas Vasconcelos e a Secretária Elieth Braga, lançaram ontem, o projeto “Educação: 100% Liberdade”, que vai garantir educação a custodiados. A implantação do projeto começa na Unidade Prisional de Mocajuba. O Pará será o segundo estado do Brasil a implantar atividades educativas com engajamento de 100% aos apenados de uma unidade.
É mais um avanço de projetos implementados pela SEAP. Os projetos de educação, além de levar esperança para as pessoas privadas de liberdade, também ensinam desde àqueles que não tiveram oportunidade antes de ler e escrever; até a capacitação profissional de outros.
Segundo o titular da pasta, Jarbas Vasconcelos, o sistema penitenciário do Pará, antes do final do ano [2021] não terá uma só pessoa privada de liberdade que não seja alfabetizada. “Também combatemos o analfabetismo funcional através de programas de reintegração social. São projetos que vão muito além de fazer simplesmente com que o preso ou presa saiba assinar o nome quando for a uma audiência ou tirar documentos. Nós pensamos uma educação que apanhe o custodiado em múltiplas dimensões e aspectos, para que possamos devolvê-los a sociedade não só como alguém que aprendeu algo na prisão, mas sobretudo uma pessoa que adquira o sentimento crítico de que é um cidadão portador de direitos”.