Estado adota novas medidas e o Pará avança em mais de 1 milhão de doses em 12 dias.

Em 12 dias, após entrada em vigor do Decreto Estadual 2.044/2021 que institui a Política Estadual de Incentivo à vacinação contra a Covid-19, o Pará já alcançou 1.084.091 de doses aplicadas. O índice que mais saltou foi o da vacinação da 2ª dose, que registrou 744.369 mil doses aplicadas do dia 6 a 17 de dezembro, o que contribuiu para elevar a cobertura de 55,29% para 65,26% nesse indicador, um aumento percentual de cerca de 10%.

Já os números de primeira dose computaram um aumento de 281.429 imunizações a mais em 12 dias, apresentando cerca de 4% de crescimento. Enquanto que o número das doses de reforço 58.293, tiveram uma evolução de aproximadamente 1% em 12 dias. Os resultados são relevantes para frear o avanço da covid-19 no Estado e evitar a proliferação de novas variantes, já que a vacina é a principal ferramenta no combate à pandemia.

Além do novo decreto, outras estratégias coordenadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foram essenciais para ampliar a cobertura vacinal como as ações de vacinação. Apesar da execução da vacinação ser uma responsabilidade dos municípios, o Estado tem atuado na linha de frente da vacinação para facilitar o acesso da população aos imunizantes. 

Iniciada no dia 8 deste mês de dezembro, a ação itinerante de vacinação já passou pelos municípios de Marituba, Maracanã, Icoaraci, Vigia, Bonito e, nesta sexta-feira (17), está em Ourém. A iniciativa já registra mais de 6.200 mil doses aplicadas. Outro ponto de vacinação colocado à disposição de toda a população está localizado na Usina da Paz, situada no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua. A UsiPaz vacinou, até o momento, 1.936 pessoas desde o dia 7 de dezembro.

O Governo do Estado, por meio da Sespa, não tem medido esforços no combate à Covid-19, e conta com o apoio da população

A Sespa conta, ainda, com ações de vacinação no Aeroporto Internacional de Belém, Aeroporto de Santarém e nas ações do Terpaz na Região Metropolitana de Belém, com 2.206 doses aplicadas. A secretaria atua em ação conjunta com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para elevar a cobertura vacinal da Covid-19 a 70% em 10 municípios prioritários: Altamira, Ananindeua, Cametá, Castanhal, Itaituba, Marabá, Redenção, Santarém, São Félix do Xingu e Tucuruí, selecionados a partir da avaliação dos dados epidemiológicos e de cobertura vacinal.

Para o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, as estratégias são necessárias para vencer a pandemia. “O Governo do Estado, por meio da Sespa, não tem medido esforços no combate à Covid-19, e isso se dá também no que diz respeito à vacinação. Mas os esforços não podem ser somente dos órgãos públicos, é extremamente necessário que a população se conscientize que somente com a imunização vamos melhorar o cenário da pandemia no nosso Estado, e que colaborem buscando os postos de vacinação e completando o esquema vacinal. Tomar a vacina é uma atitude individual, mas que beneficia a coletividade”, ressaltou.

Informações Agência Pará