Em sua primeira agenda oficial como titular do Ministério das Cidades, Jader Filho (MDB) marcou um encontro com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL) na Secretaria Municipal de Administração (Semad) no início da noite de ontem, (06), para discutir demandas prioritárias relacionadas à habitação, mobilidade urbana e saneamento básico. A reunião contou com a presença também do Presidente da Câmara Municipal de Belém, John Wayne. Na conversa de pouco mais de uma hora ficou logo definida a retomada das obras do residencial Viver Outeiro, de 1.008 unidades, desenvolvido com recursos do programa Casa Verde e Amarela, há pouco novamente rebatizado de Minha Casa Minha Vida (MCMV), do governo federal.
Participaram da reunião, além do gestor municipal e do ministro, o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, o presidente da Câmara Municipal (CMB), John Wayne, e diversos secretários municipais.
As outras tratativas feitas durante o encontro, que ocorreu na presença do secretário nacional de Habitação, Alfredo Santos, e de vários secretários municipais, deverão ser aprofundadas junto aos demais setores do Ministério. É possível que Jader Filho retorne à capital paraense no aniversário de 407 anos da cidade, no dia 12, para formalizar a continuidade das obras do residencial.
“Para mim é uma honra representar o presidente Lula (PT), e ele recomendou toda a atenção com as pautas de Belém. O presidente gosta muito da nossa cidade, é apaixonado pela comida, pela cultura, e aqui pudemos discutir diversos projetos, seja a retomada do MCMV, seja mobilidade urbana, saneamento básico. Tanto a equipe do ministério quanto da prefeitura vão discutir para que possam ser colocados em prática, para que Lula possa vir a Belém para trazer grandes obras e desenvolvimento para nossa capital”, declarou o ministro das Cidades.
Jader Filho reforçou que o compromisso inicial é o retorno do MCMV para assistir a tantos que moram nas ruas, em situações de risco, em barracas de lona. “A gente tem que ter sensibilidade, correr com projetos para que possam acontecer. Traremos em breve boas notícias e projetos. Minha primeira agenda oficial ser aqui é muita alegria”, reconheceu.
As prioridades de Belém
Na ocasião, o prefeito Edmilson Rodrigues explanou ao gestor federal alguns projetos prioritários do governo municipal para o desenvolvimento da cidade.
Entre eles, a retomada do programa “Minha Casa, Minha Vida”, os projetos do Parque São Joaquim e da Orla da Estrada Nova, além da área da mobilidade com empreendimentos para a juventude.
Também foi tratado do programa de regularização fundiária e de investimento em áreas verdes na cidade.
Agora é outra a relação com o governo federal
O objetivo da reunião também foi estreitar as relações entre as esferas municipal e federal, pois na gestão passada ocorreram cortes nos repasses do Governo Federal e retenção de créditos em bancos públicos que prejudicaram Belém.
“Tive a honra de receber a primeira agenda oficial do ministro das Cidades, a primeira agenda oficial de visita do ministro a Belém”, diz Edmilson Rodrigues.
“Isso significa dizer que, quando falo do amor por Belém, é por acreditar que essa cidade tem uma história, identidade e um povo amoroso. Tendo agora um ministro que ama a cidade, é um privilégio pra mim, na condição de prefeito, poder apresentar pautas vinculadas ao seu ministério. Tendo consciência, claro, de que ele vai trabalhar para mais de 5 mil municípios brasileiros e tem muito trabalho a ser feito, com um déficit de quase 6 milhões de habitações”, afirmou o prefeito.
Viver Outeiro será retomado
O prefeito Edmilson Rodrigues anunciou, após a reunião, que no dia 12 de janeiro, data de aniversário de 407 anos de Belém, será assinado um documento com a retomada das obras do Viver Outeiro, do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
“Nosso ministro já anunciou que Belém vai ganhar este presente. Tem muitas obras paradas e uma delas é o Viver Outeiro. São 1.008 apartamentos, mas infelizmente o residencial foi abandonado, e o ministro já assumiu o compromisso: dia 12 Belém festeja ganhando uma redução do déficit habitacional, com as obras retomadas”, anunciou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Recomendação do presidente Lula
Segundo o ministro Jader Filho, equipes do Ministério das Cidades e da Prefeitura de Belém sentarão para discutir diversos outros projetos de desenvolvimento para Belém.
“Hoje estou aqui representando seu amigo, o presidente Lula, que me recomendou que tivéssemos atenção especial às pautas de Belém”, disse Jader Filho ao prefeito Edmilson.
“Tivemos oportunidade de falar sobre diversos projetos para a nossa cidade: a retomada do Minha Casa, Minha vida, mobilidade urbana, saneamento básico, e vários outros projetos interessantes. Tanto a equipe do Ministério, quanto da Prefeitura, vão dialogar para que possamos focar na prática e o presidente Lula possa vir aqui com o prefeito entregar e inaugurar diversas obras”, afirmou o ministro Jader Filho.
Informações Agência Belém