O governador Helder Barbalho visitou as obras da Avenida Liberdade, na Alça Viária, município do Acará, região de integração Rio Tocantins, que já alcançou 20% de execução e transformará a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém (RMB).
“As obras da Avenida Liberdade estão dentro do cronograma, com previsão de entrega em novembro de 2025”, afirmou o governador Helder Barbalho, ao classificar a nova via como fundamental para interligar a Alça Viária à Perimetral, próximo à Universidade Federal do Pará.
“Será uma nova rota de chegada e saída da RMB, beneficiando Belém, Ananindeua, Marituba e outras regiões, como o sul do Pará, o Porto de Vila do Conde e o Baixo Tocantins”, completou o governador.
Ele citou, também, a criação de uma alternativa ao fluxo da BR-316. “Essa obra vai transformar a mobilidade urbana e melhorar a qualidade de vida da população”.
Coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), a obra é considerada essencial para a modernização do sistema viário da região.
O secretário Adler Silveira reforçou o impacto positivo que a Avenida Liberdade trará para o trânsito e a logística do Estado. “Essa é uma obra fundamental para a mobilidade urbana. Estamos avançando com 20% da obra, incluindo a troca de solo, leito, sub-leito, sub-base e base para receber e drenagem. Em breve, iniciaremos a pavimentação para que possamos entregar a obra no menor tempo possível. A avenida também incluirá seis obras de artes especiais, como viadutos e pontes, que irão transformar a logística e a qualidade de vida na RMB”, explicou Adler.
Meio ambiente – Além das melhorias viárias, ele assinalou que a obra da Avenida Liberdade incorpora importantes medidas de preservação ambiental. “Estamos comprometidos com o avanço das obras respeitando a legislação ambiental e a preservação da fauna e flora locais”, disse o secretário, ao informar que a avenida terá 34 passagens de fauna para garantir a segurança dos animais que vivem na área e evitar o acesso deles à rodovia.
“Essa obra será completamente cercada para proteger a vegetação nativa, mantendo a preservação do ecossistema ao redor, evitando o acesso dos usuários a regiões que margeiam a rodovia”, destacou o secretário.
Projeto
A Avenida Liberdade terá uma extensão de 13,3 quilômetros, com duas faixas de tráfego em cada sentido e acostamentos de 2,5 metros em ambos os lados. O projeto inclui faixas exclusivas para ciclistas, pavimento ecológico na ciclovia e iluminação alimentada por energia solar.
A infraestrutura também contará com sistema de vídeo-monitoramento de tráfego, barreiras laterais para impedir o acesso de pedestres e seis obras entre viadutos e pontes. A construção da Avenida Liberdade reafirma o compromisso do governo do Estado com a modernização e sustentabilidade da infraestrutura de transporte na RMB, refletindo a dedicação à melhoria da qualidade de vida da população.
Informações: Agência Pará | Fotos: Pedro Guerreiro