O mandado do prefeito Adonei Aguia (DEM), do município de Curionópolis, no sudeste paraense, foi cassado na manhã desta segunda-feira (16), pelo Tribunal de Justiça do Pará, através da Câmara Criminal, que é composta por 11 desembargadores. As informações são do portal Pebinha de Açúcar.
A denúncia por fraude em licitação, corrupção e desvio de dinheiro público foi aceita por todos os desembargadores, ou seja, por unanimidade.
A denúncia se originou da Operação Alçapão, promovida pelo Ministério Público do Pará (MPPA) em 30 de junho de 2017, onde apreendeu vários processos licitatórios e foram constatadas montagens e pagamento de dinheiro com a própria chave eletrônica do prefeito.
ESQUEMA DE FRAUDE
Em maio do ano passado, o procurador-geral de Justiça do Pará, Gilberto Valente Martins, solicitou ao Tribunal de Justiça do Estado a prisão preventiva e o afastamento do cargo do prefeito.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, Adonei Sousa Aguiar está envolvido em um esquema de fraude milionário, envolvendo o processo de contratação de uma empresa de manutenção e recuperação da estrutura física dos prédios públicos do município.