Úrsula Vidal se filia ao Podemos e pode concorrer à Prefeitura de Belém.

A atual Secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal, confirmou sua filiação ao Podemos do Pará. A informação foi confirmada, ontem, pela própria Úrsula em suas redes sociais. Ela também é apontada como provável candidata à Prefeitura de Belém com apoio do governador Helder Barbalho (MDB).

https://www.instagram.com/p/B-iOyMJB4-b/?igshid=pjak0qrk3sfd

Com uma história profissional invejável, Úrsula Vidal é graduada em jornalismo e especialista em políticas públicas e sustentabilidade. Decidiu entrar para a política após a sua aproximação junto às comunidades mais carentes de Belém e do seu entorno, mostrando-se severamente preocupada com o futuro destas pessoas.

Nomeada Secretária de Cultura do Estado pelo governador Helder Barbalho, eleito em 2018, ganhou experiência administrativa à frente de uma grande pasta e vem realizando uma gestão competente e reconhecida por ações como a revitalização da Casa das Onze Janelas, que abriga um dos museus que administra maestria e fazendo a maior e mais bem frequentado Feira do Livro da história, que passou a garantir espaço para todas as vozes da sociedade.

À frente da Secult, pôde intensificar o seu já árduo trabalho com os territórios antes abandonados pelo poder público, marcando presença em todas as principais cidades do Estado e nos bairros mais populosos de Belém, ouvindo entidades representativas, levando cultura aos bairros e promovendo ações de grande impacto com o Programa Territórios pela Paz, ajudando a levar segurança e a mão forte do Estado aos distritos da capital.

Tudo isto lhe rendeu muito mais popularidade, ampliada por seu carisma reconhecido pelos eleitores, que se traduziu rapidamente em uma inegável aceitação e peso eleitoral na capital, sendo o seu nome mais forte da equipe do governador Helder Barbalho como possível candidata à prefeita de Belém, representando, como Helder, a renovação política que as ruas pedem. Com o apoio de diferentes legendas, carisma próprio e força política e segmentos religiosos, pode confrontar de fato o ex-prefeito Edmilson Rodrigues, hoje favorito na corrida pelo Palácio Antônio Lemos.

Sendo considerada como uma novidade no cenário político atual, mas já com intensa popularidade e vasta experiência de causa, Úrsula Vidal é virtual pré-candidata, representando renovação política, capaz de desbancar nomes de peso da antiga política do município de Belém.

Isto ficou evidente nas duas últimas pesquisas oficiais divulgadas pelos institutos Acertar e Big Data para as eleições de 2020 em Belém. Mas não é de hoje que Úrsula vem se destacando neste disputado cenário político, onde já nas eleições de 2016 para a prefeitura de Belém foi a 4ª colocada, ficando à frente inclusive do ex-reitor da UFPA Carlos Maneschy, do MDB.

Em 2018, novamente provou sua ascensão política e popularidade, ao obter mais de 650 mil votos em todo o estado e foi a 2ª colocada na disputa para o senado em Belém, com mais de 250 mil votos na capital.