Governo do Pará, por meio da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), esclareceu as informações dadas pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, na última quarta-feira (3), onde o mesmo declarou que não tinha acesso ao número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponibilizados na capital paraense.
Zenaldo usou a informação para justificar a não reabertura dos shoppings centers e salões de beleza prevista para esta quinta-feira (4). Na ocasião, ele declarou que não seria possível a retomada desses serviços, pois a Sespa não estaria repassando as informações para a prefeitura da cidade.
Em um ofício, a Sespa deixa claro que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), assim como o prefeito, têm total acesso ao Sistema Estadual de Regulação (SER), onde estão disponibilizadas e atualizadas diariamente, de hora em hora, a totalidade de leitos de UTI existentes na região de saúde na qual está inserida a cidade de Belém bem como sua taxa de ocupação.
A secretaria ainda informou que existem instalados 303 leitos de UTI exclusivos para atendimento de pacientes de Covid-19 na região de saúde na qual a capital paraense está inserida. Desse total, 81,51% estão ocupados.
Veja o documento!
Respiradores inoperantes
O Governo do Pará também pede esclarecimentos do prefeito Zenaldo Coutinho em relação a 30 leitos de UTI que a Prefeitura Municipal de Belém recebeu do Ministério da Saúde, mas que até o momento sequer foram instalados nas unidades de saúde da cidade.
Os respiradores recebidos deveriam ter sido instalados até o dia 22 de maio deste ano, porém, até o momento, nenhum deles foi usado e não há informações sobre o destino dos aparelhos, que são essenciais para salvar vidas acometidas pela Covid-19.