A deputada federal Elcione Barbalho participou na última quarta-feira, de uma reunião virtual com a participação de mais de 80 mulheres, para falar sobre o projeto Mais Mulheres Eleitas.
Mais mulheres eleitas, é um dos projetos que o MDB Mulher trabalha desde o ano passado, para que as mulheres tenham mais representação parlamentar, e assim ter mais espaço. O objetivo desse ano, e ter mais mulheres para eleitas nas câmaras de vereadores e prefeituras. E para isso, o + Mulheres Eleitas está conectando as pré-candidatas emedebistas de todo o Brasil em um projeto que disponibiliza informações, planejamento e tecnologia. O projeto soma-se ao trabalho que a FUG desenvolve junto a militantes e prováveis candidatas e candidatos, principalmente, ao que a nova Executiva Nacional do MDB está propondo ao Partido.
Para a deputada, os últimos anos, o Brasil vivenciou uma progressão no debate público em torno das questões femininas. Temas como assédio, aborto, maternidade e carreira, vem sendo discutidos amplamente na sociedade e ganhando espaço no cenário político. A luta pelo direito das mulheres vem progredindo não só no Brasil, mas em todo o mundo.
A parlamentar acredita que alguns avanços já foram conquistados nas última décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas. Porém, no que tange a representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado. Elcione diz que pela sua experiência, muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. E isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política até hoje, no cenário de baixa representatividade feminina.
“Podemos mudar. E essa mudança precisa começar em nós mulheres, e o momento já é agora, nessas eleições municipais. Queremos alcançar mais espaço. Queremos nossos direitos garantidos. E quem vai correr atrás somos nós: as mulheres. Ninguém vai fazer isso em nosso lugar. Sempre foi assim … tudo que foi conquistado, foi debaixo de luta. Mas para isso, precisamos nos apresentar. E mais do que isso, trabalhar para alcançar a vitória.”