O governador Helder Barbalho chegou a São Paulo na tarde desta quinta-feira (7), onde se reuniu com representantes do Instituto Butantan para adquirir doses da vacina de origem chinesa Coronavac, produzida em parceria com o instituto.
A viagem de Helder representantes do governo faz parte da estratégia de vacinação do Pará.
Durante a manhã, a equipe de governo esteve na Fundação Oswaldo Cruz, onde foi definido o envio de doses da vacina produzida pelo laboratório Fiocruz em parceria com a Astrazenica, dos Estados Unidos.
O governador afirmou que o Estado está garantindo as doses para dar início a vacinação da população dos 144 municípios ainda em janeiro. Helder afirmou que o governo está criando a logística para receber e distribuir a vacina. Veículos, embarcações e aeronaves já estão sendo preparadas para distribuir as vacinas para a população paraense.
O Pará é um dos primeiros Estados a garantir as doses da vacina Sinovac. Recentemente a vacina de origem chinesa produzida pelo Butantan foi incluída no Programa Nacional de Imunizações pelo Ministério da Saúde, que autorizou o fornecimento da vacina a todos os estados da federação.
A vacina chinesa, que foi alvo de rumores negativos sobre sua eficácia, obteve altas taxas de eficácia nos países onde está sendo aplicada. “Chegamos agora ao Butantan, onde daremos andamento à estratégia de vacinação do Estado do Pará. Queremos garantir que a nossa população tenha acesso o mais breve possível à vacina. #Vemvacina”, tuitou Helder.