O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito o novo presidente do Senado Federal com 57 votos, no início da noite desta segunda-feira (1º), contra 21 votos da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Já o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito novo presidente da Câmara Federal com 302 votos, contra 145 votos do segundo colocado deputado Baleia Rossi (MDB-SP).
No Senado, Pacheco tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro e vai suceder Davi Alcolumbre (DEM) na liderança do Senado Federal.
A votação para a presidência do Senado foi realizada por meio de cédulas de papel e por ordem de criação dos Estados. A eleição da Casa foi secreta, mas os senadores tinham liberdade de anunciar o seu voto.
Na Câmara Federal o líder dos partidos do Centrão, que fazem parte da base do governo na Câmara, o deputado tinha o apoio do Palácio do Planalto. O resultado representa uma vitória política do presidente da República, Jair Bolsonaro, que trabalhava para ter um aliado no comando na Casa.
Além de definir as pautas de votação do plenário, o presidente da Câmara tem a prerrogativa de decidir, sozinho, se abre ou não um processo de impeachment para afastar o presidente da República.
O presidente da Câmara também ocupa o segundo lugar na linha de sucessão da Presidência da República. Na hipótese de Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão, estarem fora do país, quem comandará o Planalto será Lira.