Ananindeua é a primeira cidade no ranking de vacinação contra a covid-19.

Ananindeua apareceu em primeiro lugar, entre os municípios paraenses com mais de 200 mil habitantes, no ranking proporcional de doses de vacina contra a covid-19 aplicadas por recebidas, com percentual de 89,4%. Isso representa que, em um pouco mais de três meses, o município recebeu 113.370 doses (de 1ª e 2ª dose) e já aplicou 101.332. A atualização foi realizada na tarde do domingo (25), às 14h35, por meio do portal da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde.

Em seguida, no ranking, foi apontada a seguinte ordem: Belém (82,7%); Marabá (69,9%); Castanhal (66,50%); Parauapebas (62,70%); e Santarém (61,80%). Além do número de habitantes, os critérios levados em conta avaliaram os grupos prioritários e o mesmo período de vacinação, já que no Pará a campanha iniciou no mesmo dia em todos os municípios.

Ananindeua parou vacinação


O calendário de vacinação da segunda dose em Ananindeua está suspenso desde a última terça-feira (20) e será retomado quando novas doses forem destinadas ao município. Quanto ao calendário da primeira dose, que já tinha iniciado a vacinação do grupo prioritário de pessoas com comorbidades, foi suspenso no dia 5 de abril, também por falta de doses suficientes.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) informa que ainda não recebeu da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Pará (Sespa), as doses de vacinas contra a covid-19 destinadas ao município. Somente após o recebimento de um novo lote de imunizantes a Secretaria divulgará o seu calendário, bem como os locais de vacinação e o público alvo”, pontuou, em nota.

Foto: Silvio Garrido