Sávio Barbosa - Abastecimento de água é tema de Sessão Especial na Câmara Municipal de Belém.

Categorias

Mais Lidas

Abastecimento de água é tema de Sessão Especial na Câmara Municipal de Belém.

Uma Sessão Especial realizada na última segunda-feira (8), no plenário Lameira Bittencourt, para discutir a questão do abastecimento e da qualidade da água no Distrito de Outeiro marcou a semana de trabalhos na Câmara Municipal de Belém. A iniciativa partiu do presidente da Casa, Vereador Zeca Pirão (MDB), e contou com a presença do presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), José De Angelis, vereadores e moradores do distrito, que iniciaram a sessão falando sobre o sofrimento pela falta de abastecimento de água e a má qualidade do serviço.

“A água é amarela, vem com ferrugem, cor de areia. Não tem como tomar esse tipo de água”, relatou Leila Monteiro, residente do bairro da Brasília, em Outeiro. Alguns moradores presentes reclamaram até da falta do abastecimento em algumas partes da Ilha, como é o caso da Alcilene do Rego, que mora na comunidade Fidélis: “A Comunidade existe há mais 40 anos e nunca houve um sistema de abastecimento de água. Os moradores cavam poços nos seus próprios terrenos para utilizarem essa água. Entretanto, há uma localidade dentro da Comunidade que abriga aproximadamente 600 famílias, onde o local é inadequado para cavar poço por causa do solo”, explica a moradora.

O presidente da Cosanpa, José De Angelis, anotou vários pontos levantados ao longo da sessão e falou sobre a necessidade deste encontro. “A sessão foi muito boa porque além de estreitar a relação da CMB com a Cosanpa, nós pudemos ter um contato direto com a população. Para a gente foi uma satisfação participar e ouvir todas as reclamações apresentadas. Somos parte da solução”, destacou.

Além da situação do abastecimento da água, o transporte público no distrito também foi citado durante a sessão. “A gente observa que além do abastecimento da água, a população está sofrendo com a precariedade do transporte público. Esta é uma outra demanda que nós lutamos e cobramos do Poder Executivo, para que as soluções saiam imediatamente do papel”, reforçou o vereador Zeca Pirão.

Estavam presentes na sessão: Zeca Pirão (MDB), Fernando Carneiro (Psol), Josias Higino (Patriotas), Dona Neves (PSD), Augusto Santos (Republicanos), Zeca do Barreiro (Avante), Juá Belém (Republicanos), Fábio Souza (PSB), Emerson Sampaio (PP) e Lulu das Comunidades (PTC).

Para acompanhar todas as notícias da Câmara Municipal de Belém, clique aqui.