A Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou nesta quarta-feira (27) o Projeto de Lei que institui o 19 de novembro como o Dia Estadual da Mulher Empreendedora. A iniciativa é de autoria do deputado Fábio Freitas (Republicanos).
A data foi escolhida porque comemora ainda o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, que celebra a entrada de mulheres no universo corporativo. De acordo com informações da ONU, a data é um esforço para ampliar as oportunidades para mulheres em todo o mundo. Atualmente elas detêm um acesso médio entre 58% e 70% dos postos ocupados por homens na política, economia, educação e saúde.
Para o deputado Freitas, o principal objetivo de criar o Dia Estadual da Mulher Empreendedora é o de incentivar a entrada de mulheres do Estado no mundo de negócios.
Segundo estatísticas do SEBRAE, 7,3 milhões de brasileiras lideram negócios próprios no Brasil, e este número pode até ser considerado maior do que os de homens empreendedores. Segundo o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas do SEBRAE, que compara o crescimento da participação feminina nos negócios em todas as regiões do país entre 2002 e 2012, a região Norte ampliou o quadro de empreendedoras em 18% nesse mesmo período. No entanto, pesquisa revela apenas que 8% das cidadãs brasileiras são empreendedoras.
Informações Comunicação ALEPA | Foto: Baltazar Costa