Sávio Barbosa - Belo Monte, a maior hidrelétrica do Brasil, inaugura sua capacidade total de geração de energia.

Categorias

Mais Lidas

Belo Monte, a maior hidrelétrica do Brasil, inaugura sua capacidade total de geração de energia.

O acionamento da 18ª Unidade Geradora da casa de força principal da Usina Hidrelétrica de Melo Monte, que assegura a geração de 11.233,1 megawatts de energia, atingindo a capacidade instalada, marcou nesta quarta-feira (27) a inauguração oficial da maior hidrelétrica 100% brasileira, localizada na volta grande do Rio Xingu, município de Vitória do Xingu, no oeste paraense.

A solenidade oficial foi realizada na casa de força da Usina, com as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro; do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; do governador do Pará, Helder Barbalho; do vice-governador, Lúcio Vale; o Presidente da Assembleia Legislativa, Dr Daniel Santos; além de outras autoridades do Estado e do presidente da Norte Energia, consórcio responsável pela construção do empreendimento, Paulo Roberto Ribeiro.

O governador do Pará ressaltou a importância da hidrelétrica para o desenvolvimento econômico da região, e destacou pontos importantes na discussão sobre a energia elétrica produzida no Estado e o alto custo da energia para os paraenses. “O Brasil precisa discutir. Um estado que produz energia, que alimenta o Brasil, mas o mesmo Estado que tem Belo Monte e Tucuruí, as duas maiores (hidrelétricas) do País, que produz energia e exporta, hoje é a terceira conta de energia mais cara do Brasil, fazendo com que o povo paraense sofra”, ressaltou Helder Barbalho.

Informações Agência Pará | Fotos: Marco Santos