Com a presença de autoridades estaduais e municipais, a Câmara Municipal de Parauapebas lançou na manhã desta quinta-feira (30) o programa “Câmara do Futuro”. O projeto é uma proposta da Mesa Diretora para os anos de 2023 e 2024. O evento marcou também a formalização da criação da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Parauapebas.
Na oportunidade o presidente da Assembleia Legislativado do Pará (ALEPA), deputado Chicão (MDB), anunciou a oferta do curso superior de ‘Tecnologia em Gestão Pública’ de modo presencial no município de Parauapebas.
Foram assinados vários termos de cooperação técnica para a execução dos projetos da Câmara para o biênio 2023/2024. O Termo de Cooperação Técnica entre Alepa e Câmara do Municipal de Parauapebas vai implantar o Programa de Formação Continuada e Modernização do Poder Legislativo.
O objetivo do Termo de Cooperação Técnica é qualificar a atuação de servidores públicos com a implementação das ações de continuidade da formação. A Alepa busca viabilizar meios técnicos como modelos de modernização da legislação envolvendo a tecnologia, comunicação, informação e educação.
Programa “Câmara do Futuro”
Oferece ao município de Parauapebas uma ampla estrutura de modernização e aperfeiçoamento profissional aos servidores públicos, por meio da Escola do Legislativo da Alepa. Através do programa “Câmara do Futuro”, as pessoas serão contempladas com ações itinerantes nos bairros. O programa também traz, com o Sistema S e execução do Sebrae, o Museu do Legislativo, o projeto “Vereador Mirim”, “Parlamento Jovem” e “Câmaras nos Bairros”.
Pioneira – A Alepa é a primeira assembleia legislativa do Brasil a ofertar um curso superior. O acontecimento é histórico para a Casa de Leis e vitrine para as Assembleias Legislativas do restante do país. O curso é disponibilizado para a servidores públicos da Alepa e câmaras municipais de todo o estado.
O curso ‘Tecnologia em Gestão Pública’ tem suas ementas voltadas para o Legislativo. O ensino médio completo é primordial para ingressar no curso superior, uma prerrogativa da Lei nº 9.394/1996: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB. A graduação da Escola do Legislativo terá todas as disciplinas obrigatórias nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de gestão pública.
Por Andrea Santos/ Dina Santos – AID Comunicação Social- ALEPA | Foto: Celso Lobo