Em apenas dois meses, o projeto Ananin Solidária já arrecadou e distribuiu 50 toneladas de alimentos não perecíveis, o objetivo agora é alcançar 100 toneladas. Os produtos estão sendo doados pelas pessoas que receberam a primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid-19, lideranças e empresário municipais. O Ananin Solidária é coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT) e já beneficiou mais de 5 mil famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social no município, principalmente, as que estão enfrentando dificuldades neste período de pandemia.
“Nosso lema é governar para todos e, por isso, não podemos esquecer de quem está precisando muito, principalmente neste momento. Aqui no Ananin Solidária estamos comemorando a nossa primeira meta que era arrecadar 50 toneladas de alimentos, que chegou na mesa de mais de 5 mil famílias de Ananindeua. Daqui para frente continue doando, nos ajude a chegar na nossa segunda meta que é 100 toneladas”, pontuou o prefeito Dr. Daniel Santos.
A campanha iniciou no mês de abril e foi idealizada pela doutora Alessandra Haber, após receber o pedido de ajuda de duas crianças durante visita ao bairro do Curuçambá. “O Ananin solidária iniciou há 2 meses atrás, onde comecei pedindo para cada pessoa que fosse se vacinar e pudesse contribuir com 1kg de alimento não perecível. Graças a união dos vereadores, empresários e da comunidade, pessoas que foram se vacinar e que nos ajudaram com 1kg de alimentos e de kilo em kilo conseguimos chegar a essa marca de 50 toneladas, são mais de 5 mil famílias por todos os bairros de Ananindeua que nós conseguimos ajudar”, afirmou a Dra. Alessandra.
A secretária da Semcat, Marisa Lima, também falou sobre o início do projeto no município. “O programa Ananin Solidária começou a partir de uma visita do prefeito Doutor Daniel e da doutora Alessandra nas ruas do Curuçambá. A partir daí eles começaram a criar essa rede de solidariedade de amor ao próximo com milhares de famílias que nesse momento passam necessidade. Então o programa começou incentivando a sociedade para quando fosse se vacinar levasse um quilo de alimento e com tempo as pessoas foram acreditando no programa e vendo que realmente esse alimento chegava na mesa daquelas pessoas que mais precisavam e com isso o programa começou a ganhar uma proporção gigantesca”, explicou a titular da SEMCAT, Marisa Lima.
Os alimentos recolhidos pelo projeto estão sendo encaminhados para as famílias através de um mapeamento realizado por lideranças comunitárias, associações de bairros e pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Todos os 10 CRAS do município já foram atendidos com o projeto.
“Hoje a gente pode afirmar que o programa Ananin Solidária já chegou em todo nosso município, porque já atendeu os nossos 10 CRAS. A gente sabe que a pandemia ela não é um caso só de saúde, porque ela também afetou financeiramente a vida da população e nesse momento a gente percebe o aumento das famílias em vulnerabilidade. o programa veio pra somar com a Secretaria pra que a gente pudesse atender essas famílias da melhor forma possível”, concluiu a secretária Marisa Lima.
Os alimentos podem ser doados nos postos de vacinação contra a Covid-19 em Ananindeua. O ato de doar alimentos é fundamental e relevante para quem doa e para quem recebe. Se puder, ajude garantindo a alimentação para quem precisa. Juntos podemos chegar a 100 toneladas de alimentos arrecadados.
Informações Comus/PMA